Nível do Madeira sobre e ameça no Abunã

O nível do Rio Madeira em Rondônia subiu 23 cm nas últimas 96 horas, e continua subindo. O monitoramento da bacia hidrográfica do rio Madeira em Porto Velho é feito diariamente pela Agência Nacional de Águas (ANA). No último dia 3, o rio atingiu 9,19 metros. Ontem, o madeira registrava 9,42 metros, ainda bem abaixo da cota de transbordo que é de 15 metros, no perímetro urbano.

Na região do Abunã, no encontro com o Madeira, foi registrada a maior elevação do nível das águas. Naquela região, inclusive, o rio já se aproxima da cota de alerta, que é de 20 metros. Ontem a cota era de 17,33 metros.

O coordenador da Defesa Civil Municipal e Abunã, José Pimentel, disse que já mobilizou sua equipe de técnicos para recadastrar todas as famílias que poderão ser impactadas na localidade e região. Além disso, a equipe fará uma avaliação geral da situação no distrito, inclusive de prováveis locais aonde as famílias que por ventura vierem a ficar desalojadas poderão ser abrigadas com segurança.

Pimentel também afirma que, de acordo com as previsões do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o nível do Rio Madeira vai atingir seu maior pico do final de fevereiro para março, mas nada que indique uma nova enchente. “Estamos bastante preocupados e atentos para tomar todas as medidas possíveis. Acreditamos que essa elevação da cota do Madeira, principalmente na região de Abunã, seja devido à grande quantidade de sedimentos deixada pela cheia do ano passado, fazendo com que o leito do rio ficasse um pouco mais raso”, avalia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*