Enchente em Ji-Paraná só não foi pior porque o nível Rio Machado está baixo

Roberto Gutierez/da redação – A enchente-relâmpago que aconteceu nesta sexta-feira em Ji-Paraná por conta da chuva que foi constante e com intervalos fortes por mais de 12 horas, não apenas desabrigou temporariamente muita gente, como deixa um alerta: nos próximos anos a situação poderá piorar. A enchente só não teve efeitos piores porque o Rio Machado não está ao nível da caixa, ou seja, no limite para transbordar. Esta cidade de Rondônia fica distrante 360 km da capital Porto Velho.

O Corpo de Bombeiros passou o dia atendendo a chamados. A Defesa Civil, inclusive, montou um plano emergencial para alojar os desabrigados, mas, a maioria que teve a casa alagada, preferiu ir para a casa de parentes.

Por volta da 15 horas as águas começaram a baixar com rapidez igual a que provocou a enchente. Todos as famílias que vivem próximas aos córregos e igarapés que cortam a cidade de Ji-Paraná, em especial, o Dois de Abril, foram vítimas dessa alagação.

Causa

Além dos motivos normais quanto à construção de moradias em local de risco, desta vez, muitas outras casas sem histórico de enchente foram atingidas. Isso se deve ao motivo de que a chuva não foi apenas na cidade, mas ao logo das cabeceiras desses igarapés. Somado a isso, a impermeabilização da cidade e o curso natural das enxurradas vindas de lugares altos em direção aos córregos.

A enchente não se estendeu por mais tempo porque o Rio Machado está bem abaixo do nível de provocar alagação. Não fosse isso, os igarapés e córregos não teriam força suficiente de transpor o Machado que faz uma barreira natural.

Perdas

O efeito surpresa foi o agravante para o prejuízo de muitas famílias. Não deu tempo para tirar todos os móveis e muita coisa ficou boiando dentro de casa. A Defesa Civil deve apresentar neste sábado números oficiais da enchente em Ji-Paraná que, primeira vez, não teve o Rio Machado como protagonista da tragédia. Os bairros Parque São Pedro, Primavera, São Francisco, Santiago, Duque de Caxias, parte do bairro Casa Preta e os setores próximos ao igarapé Dois de Abril foram os mais afetados.

Do facebook do Euclides Maciel  Do facebook do Euclides Maciel Do facebook do Euclides Maciel Do facebook do Euclides Maciel Do facebook do Euclides Maciel Do site Rul.com.br Do site Rul.com.br enchete09 enchete10 enchete11

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*