Redução dos juros pode reaquecer economia, na opinião do senador Acir

Artigo de opinião do senador Acir Gurgacz

A manutenção da taxa Selic em 14,25% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) é uma boa indicação de que a política de juros deve mudar em 2016, com uma quinada para a redução dos juros abusivos que vem sendo praticados pelo mercado financeiro. Entendo que esse é o caminho para impulsionar o setor produtivo, ampliando a oferta de crédito e a possibilidade de investimentos pelo setor privado.

Tenho combatido sistematicamente a política de elevação de juros, pois entendo que ela é boa apenas para os banqueiros, que lucram com essa situação e com o agravamento da crise econômica em diversos países. No ano passado, quando a taxa Selic subiu sete vezes seguidas, chegando a 14,25% ao ano, os bancos que operam no Brasil obtiveram lucros superiores a 20% em relação ao mesmo período de 2014.

Evidente que o juro alto evita a fuga de capitais, mas é praticamente só isso, pois não conseguiu controlar a inflação e a recessão se agravou. Para mim, já estava mais do que na hora da equipe econômica rever esta política de elevação dos juros e de tentar fazer receita com mais impostos. Essa estratégia não está dando certo. Chega de impostos e de juros altos.

Não admitimos que os trabalhadores e os empresários banquem sozinhos os custos do ajuste fiscal. Não admitimos mais impostos e aumento dos juros. Precisamos de respostas que incentivem o setor produtivo. Porque são as empresas, principalmente as pequenas e médias, que fazem a economia do Brasil andar. A manutenção da taxa Selic é um bom sinal para a economia real e a redução dos juros é o caminho para voltarmos a crescer

Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*