Veja quem é quem na corrida para prefeito no Vale do Anari – Coluna do Gutierrez

Prédio da prefeitura de Vale do Anary - interior de Rondônia. Foto - divulgação.

A eleição para prefeito no Vale do Anari não é diferente da realidade de boa parte dos municípios Rondônia, na qual o prefeito que tenta a reeleição, embora não tenha maioria absoluta de aceitação popular, (até porque existe um desgaste natural) ainda é a maior força política da cidade. No entanto, o que estaria acontecendo? Quais são os possíveis candidatos? Algo de novo estaria por acontecer? Essas respostas estão relacionadas com aquilo que os candidatos podem oferecer como garantias ao eleitor, ou seja – o que poderão propor e até quanto o eleitor é capaz de acreditar e assimilar como possível. No entanto, uma avaliação nacional feita nas redes sociais em todo o Brasil revela que as pessoas querem algo novo e estão abominando a corrupção que passa a ser, ao lado da violência e saúde, como as grandes aflições do brasileiro.

Clovis Roberto Zimbermann he_manNa lista como pré-candidato a prefeito do Vale do Anari surgem cidadãos como Clóvis Roberto Zimmermann, o He-man, filiado ao PSDC. Ele é ex-secretário de Fazenda do ex-prefeito Nego Maturana.

 

 

João Batista Ribeiro o TucaAnildo Alberton, o Anildo Madeireiro (PP). Ele é ex-vice-prefeito do Nego Maturana, e perdeu a última eleição para prefeito em 2012 para o atual prefeito Nilson Japones.

 

 

Anildo MadeireiroJoão Batista Ribeiro, o Tuca (PSB). Ele é ex-vereador e candidato derrotado pelo PT  para prefeito do Vale do Anary em 2012. Ele é ex-secretário de Obras na administração do prefeito João Alves.

 

 

 

Antônio do microO vereador Antônio do micro ônibus (PT) cuja história dele está ligado à militância do partido, conseguiu se eleger com 163 votos.

 

 

 

odair caladoO único nome que surge como novidade no processo do Vale do Anari é do jornalista e empresário Odair Calado (PEN). Ele vem do berço evangélico e tem a simpatia de muitas lideranças evangélicas. Outro ponto interessante é que tem apoio do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e do líder maior do prefeito dele, deputado Laerte Gomes.

 

Não está morto

Nilson JaponesCom certo favoritismo, caso se configure a eleição com mais de três candidaturas, o atual prefeito Nilson Suganuma, o Nilson Japonês (PMDB), vai precisar escolher um vice que reúna condições de somar, um currículo que não tenha pontos negativos e que possa agregar algo de novo a essa campanha repleta de personagens testados e desgastados.

Complicadores

Esta eleição é muito diferente das anteriores porque ela vai durar apenas 45 dias, que os prazos de filiação partidária e até de domicílio eleitoral ficaram mais próximos da eleição e, um fato complicador: que não é permitida a doação de dinheiro de empresas para financiar a campanha. O partido é quem deverá levantar esse aporte financeiro junto às pessoas físicas.

Curiosidade bem-humorada

Segundo vi nos registros dos candidatos eleitos de Vale do Anary em 2012, nenhum deles aparece com sobrenome de batismo, mas está ligada a alguma atividade. Apenas dois fogem à regra.

Romildo da Emater, Manuel da Ecatur, Correia da Sucam, Nelson Leiteiro, Celso da Serraria e Antônio do Microônibus. Os outros dois são Reula e Sabão. Rsrsrs.

 

Análise: Roberto Gutierrez

3 Comentários

  1. e ate de se estranha um senador da republica fazer uma matera sem conteúdo e sem coisa tao sem nexo isso e incrivelllllllllllllllllllll

  2. A pessoa que fez e ecreveu esta materia, deveria aprofundar mais nos fatos.Tandos erros e trocas, de nomes. E pocisoes elevadas

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*