Setor produtivo reúne frigoríficos, Governo e Deputados para debater preço do boi

Arroba-do-boi-em-rondonia

Equilibrar o preço da compra e venda do gado de corte em Rondônia, em comparação com outros estados grandes produtores, será a principal pauta de reunião que acontece nesta segunda-feira (15/02), no palácio do governo, a partir das 15h. Fomentados pelo setor produtivo que promoveu no estado o movimento “Grito da Terra”, Governo, Assembleia e bancada Federal se juntaram a esta campanha e promoveram a reunião que contará com a presença dos representantes dos frigoríficos do estado.

Os pecuaristas alertam que a manutenção do preço da carne em Rondônia no atual patamar causará um prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão em 2016, gerando sérios danos ao setor do agronegócio, que representa hoje 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Conforme dados da Pesquisa Semanal de Preços da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), desde setembro de 2014, nas quinze praças rondonienses de compra e venda, o preço médio da arroba do boi gordo à vista é de R$ 120,66. O valor não acompanha o mercado da região e está cerca de 16% abaixo do praticado em Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, por exemplo.

O “Grito da Pecuária” teve início em meados de janeiro na cidade de Vilhena. De lá, o movimento passou por Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Jaru, tendo como ponto final Porto Velho. Em todas as cidades, os pecuaristas reclamaram do achatamento dos valores do boi de corte nos últimos meses, o que vem prejudicando o setor.

Empresários e integrantes das entidades que organizaram a caravana: Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (Aprro), do Sindicato dos Pecuaristas do Estado de Rondônia (Sinpec) e Associação dos Criadores de Gado Nelore de Rondônia (ACNR) estão confiantes que a reunião do setor produtivo com o Executivo, Legislativo e representantes dos frigoríficos  será um passo importante para a proposta de alinhamento de preços, desta forma valorizar o setor, grande responsável pelo crescimento da economia no Estado.

Na reunião, está confirmada a presença do governador Confúcio Moura (PMDB), do presidente da ALE/RO, Maurão de Carvalho (PP), dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ivo Cassol (PP-RO), representantes dos frigoríficos e do setor produtivo de Rondônia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*