Trio foge do banho de sol de cadeia em Ouro Preto do Oeste

Ricardo Mendes de Jesus e Walisson Henrique Gonçalves de Souza
Ricardo Mendes de Jesus e Walisson Henrique Gonçalves de Souza

Roberto Gutierrez – Três presos de alta periculosidade fugiram da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste pouco antes do meio-dia de hoje (19/03) quando estavam no banho de sol. O trio serrou um das barras de proteção da parte superior e fugiu. Ricardo Mendes de Jesus, Fabiano Segismundo da Silva e Walisson Henrique Gonçalves de Souza são considerados pela polícia muito perigosos. Eles estavam cumprindo pena em Regime fechado. Todos estavam presos por assalto à mão armada, tendo ainda tráfico de drogas e até homicídio.

 

Fabiano Sigesmundo da Silva.
Fabiano Sigesmundo da Silva.

Alerta

A expectativa da própria polícia, acostumada a vivenciar situações assim, é que neste fim de semana deverá aumentar as ocorrências de assaltos-relâmpagos, inclusive, a motos. Esses bandidos vão querer fazer dinheiro rápido para garantir a fuga. O tempo ocioso na cadeia deu a eles condições de planejar as ações do dia seguinte à fuga.

 

 

 

 

Inapropriado

casa de detenção de Ouro Preto do OesteA casa de detenção de Ouro Preto, em Rondônia, tem capacidade para 90 presos, mas já chegou a ter 140 pessoas. Na atualidade mantém média de 120 presos. Além dos regimes fechados para homem e mulheres, tem ainda os que cumprem pena em regime semiaberto. Para dar conta da segurança desses presos, cada plantão tem em média quatro agentes penitenciários. A localização da Casa de Detenção de Ouro Preto é privilegiada do ponto de vista comercial: fica numa região populosa e central da cidade. A casa é considerada um barril de pólvora e, pelo fato de fazer vizinhança com um terreno o baldio, apesar de ser ao lado da Polícia Militar e da Polícia Civil, é o principal corredor para a entrada de celulares, drogas e, possivelmente, a serra usada na fuga de hoje. Basta jogar pelo muro em direção ao Banho de Sol, fato flagrado em muitas oportunidades por agentes penitenciários.

Providências

As condições da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste já foram objeto de alguns Termos de Ajuste de Conduta entre a Justiça e a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia. A solução para o problema passa pela construção de um presídio fora da cidade, com estrutura e pessoal suficiente aos moldes de presídios de segurança máxima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*