Ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia é preso em Goiás

Natanael José da Silva é preso
Natanael foi preso em Abadiânia-GO numa operação conjunta do Ministério Público de Rondônia com o Grupo de Combate ao Crime Organizado de Goiás.

O mandado de prisão contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Natanael José da Silva, expedido no dia 23 de junho de 2014, por ordem do STJ, foi cumprido nesta segunda-feira em Goiás. Ele era foragido da Justiça. Natanael foi preso em Abadiânia (GO) numa operação conjunta do Ministério Público de Rondônia com o Grupo de Combate ao Crime Organizado de Goiás.Ele usava o nome falso de Arnaldo Serrath.

O também ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado foi condenado por peculato combinado com vários outros artigos do código penal como coação, com o objetivo de paralisar a ação da justiça e destruir provas e supressão de documentos públicos. Natanael queimou documentos e arrancou computadores no momento do cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

A ação, datada de 2003, refere-se a provas coletadas no ano de 2001, quando Natanael era presidente da ALE. Mediante cheque depositado em banco no valor de mais de 600 mil reais, o dinheiro público oriundo da Assembleia foi desviado para conta de empresas, de propriedade de Natanael, como a Distribuidora Dismar. Com a quebra do sigilo bancário do acusado ficou comprovado que de janeiro a abril de 2001 o esquema incluiu mais 55 cheques administrativos, totalizando 207 mil e 855 reais, desviados em nome de pessoas físicas diversas, a maioria delas sem nenhuma ligação com a Assembleia como quis justificar o então presidente.

A sentença condenatória de Natanael teve como relatora a ministra Eliana Calmon, em de 5 de maio de 2010. Desde então sua defesa vinha tentando recorrer das mais diferentes formas, porém, no dia 11 de fevereiro de 2014, o processo transitou em julgado, ou seja não cabe mais recursos.

No último mês o STJ remeteu à Justiça de Rondônia o mandado de prisão ao condenado. Natanael pegou pena de 14 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado, além de 170 dias multa no valor de um salário mínimo cada. O mandado de prisão determina o recolhimento do acusado para a Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, conhecida como Urso Panda.
Fonte:Tudorondonia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*