Sérgio Moro recebe processo contra Lula, mas devolve escutas ao STF

Moro recebe processo contra Lula, mas devolve escutas.
Moro recebe processo contra Lula, mas devolve escutas.

No final da tarde desta segunda-feira (21), o juiz Sérgio Moro decidiu reabrir o processo que trata suposta ocultação de patrimônio e supostos crimes relacionados ao esquema criminoso da Petrobras.

De acordo com o “Paraná Portal”, por conta do envolvimento de pessoas com foro privilegiado, como a presidente Dilma Rousseff, ministros de estados e parlamentares, o magistrado decidiu devolver ao STF as gravações de conversas telefônicas do ex-presidente.

Moro teria acatado uma liminar do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação do ex-presidente Lula e determinou a remessa do processo contra ele de volta à primeira instância.

 Assim, como nenhuma das autoridades que aparecem na conversa é alvo do processo, Moro acatou a decisão de Mendes, suspendendo a remessa dos autos à Suprema Corte.

Ainda segundo a publicação, caberá ao STF decidir se aceita como prova e de que forma serão utilizadas as escutas da conversa de Lula com a presidente Dilma sobre a assinatura de um termo de posse para “que fosse utilizado caso necessário”, apontado para investigadores como indício de que a nomeação de Lula tinha como objetivo tirar os processos contra o presidente da primeira instância, assim como outros diálogos do ex-presidente, como com o ministro Jaques Wagner e o senador Lindberg Faria, entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*