Raupp comemora licitação para dragagem da hidrovia do Rio Madeira

(Brasilia,30/03/16) O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de promover licitação para a dragagem da hidrovia do Rio Madeira, o que considera uma vitória expressiva para as regiões Norte e Centro-Oeste. Ele assinalou as vantagens econômicas do transporte hidroviário, que considera uma alternativa eficiente num cenário de “nó logístico”: segundo Raupp, em sua região, as rodovias chegam a ficar intransitáveis em alguns trechos, o que prejudica o escoamento da produção e diminui o potencial de investimentos produtivos.

O senador de Rondônia lembrou que a dragagem do Rio Madeira é uma antiga demanda dos produtores de seu estado. Em sua avaliação, a navegação é geralmente favorável desde a foz do Madeira até Porto Velho, condição que poderá ser aprimorada com as obras na hidrovia.

— Contudo, no período de vazante, quando os níveis dos rios baixam, a capacidade de transporte também diminui significativamente. Como salientam entidades do setor, um comboio de embarcações chega a levar 40 mil toneladas no período de cheia, na vazante estava conseguindo transportar somente 9 mil toneladas. Isso, sobretudo, por falta de investimentos e pelo assoreamento do rio.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*