Aprovado projeto de saneamento para Ji-Paraná no Ministério das Cidades

saneamento para Ji-Paraná
De acordo com o senador Acir Gurgacz, a aprovação do projeto e o empenho dos recursos é uma grande conquista para Ji-Paraná e para Rondônia.

Guarim Liberato Jr – O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinou ontem, após reunião com o senador Acir Gurgacz (PDT), o documento que aprova o projeto de esgotamento sanitário de Ji-Paraná, autoriza a licitação da obra e a liberação dos recursos financeiros, no valor de R$ 180 milhões.

O convênio entre a prefeitura de Ji-Paraná, o governo do Estado, a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para análise do projeto tinha sido assinado em junho do ano passado. Agora, com a assinatura da Síntese do Projeto Aprovado (SPA), o governo do Estado poderá licitar o projeto e iniciar as obras.

De acordo com o senador Acir Gurgacz, a aprovação do projeto e o empenho dos recursos é uma grande conquista para Ji-Paraná e para Rondônia, uma vez que é resultado de um trabalho que envolveu muitas pessoas e instituições, e que trará um grande benefício para a saúde e qualidade de vida da população. “A aprovação deste projeto é uma demonstração de que quando nos unimos em torno de um projeto para benefício de nossa cidade, de nosso Estado, de nossa gente, o resultado é positivo e todos ganham”, frisou Acir.

Além de tratar do assunto com o Ministério das Cidades, o senador também cobrou a liberação dos recursos junto ao Ministério do Planejamento, junto à Caixa Econômica Federal e também junto à presidente Dilma Rousseff. “Colocamos as obras de saneamento de várias cidades de Rondônia como prioridade no Orçamento da União e conseguimos liberar recursos para os municípios que nesta primeira fase do Plano Nacional de Saneamento Básico 2014/2033 atenderam aos requisitos técnicos e fiscais, como Ji-Paraná, Cacoal e Jaru”, frisou Acir.

O projeto de esgotamento sanitário foi elaborado pela prefeitura de Ji-Paraná, com apoio da Caerd, e aprovado pelo Ministério das Cidades sem ressalvas. Ele prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), estações de bombeamento e rede de coleta de esgoto em toda a cidade, para atender 100% dos domicílios do perímetro urbano.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), comemorou a aprovação do projeto e destacou as condições técnicas, administrativas e fiscais do município. “Apenas 5% dos municípios brasileiros conseguiram atender as condições técnicas e fiscais para viabilizar o projeto e captar estes recursos”, frisou Jesualdo Pires. O prefeito destaca que a execução do projeto será do governo do Estado, mas terá o apoio integral da prefeitura para que as obras sejam executadas com rapidez, qualidade e com o menor transtorno possível para a população.

O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), que coordenou a elaboração do projeto na época em que era secretário de Planejamento, destaca a importância da obra para o saneamento ambiental da cidade e para a qualidade vida da população. “Trabalhamos neste projeto desde 2013, quando apenas 2% do esgoto da cidade era coletado e tratado”, detalha. “Essa obra, junto com outras de drenagem de águas pluviais, de tratamento de água, de coleta e tratamento do lixo trará uma qualidade ambiental muito boa para nossa cidade, refletindo na saúde da população e no bem estar de todos”, completa Marcito.

O vice-prefeito destaca que o município tem trabalhado também para a ampliação da rede de abastecimento de água potável, na destinação e tratamento de resíduos sólidos, com a construção do aterro sanitário e também na macrodrenagem da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*