Rondônia passa a ter um mês inteiro dedicado à realização de ações de prevenção ao câncer de pele e à conscientização da população sobre cuidados para se evitar a doença. Trata-se do Dezembro Laranja, que a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul- destinados à saúde da mulher e do homem, respectivamente- passa a compor o calendário anual de ações à e saúde em todo Estado. A iniciativa é do deputado Laerte Gome (PSDB- Ji-Paraná), depois de pesquisa feita com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que indicou que o Estado tem incidência do câncer de pele que passa de 15%, muito acima da média nacional, que é de 10%.
O projeto do Dezembro Laranja já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e sancionado pelo governador Confúcio Moura (PMDB). A pesquisa feita pelo deputado Laerte Gomes mostra que a cada grupo de seis pessoas há uma propensão à doença. De acordo com o dermatologista coordenador estadual da campanha contra o câncer de pele, Silmar Régis Camarini, esses dados são alarmantes que precisam de atenção especial e que indicam, já nesse momento, uma epidemia. Por ser uma doença “silenciosa” e que leva à morte, o dermatologista considera a difusão de informações fundamental para a conscientização da população, que terá melhores dados e meios de prevenção.
Além de material de divulgação sobre métodos que podem ajudar a evitar o câncer de pele, o Dezembro Laranja terá ações que estimulem a visita periódica ao médico a exames preventivos e o repasse de informações sobre os tipos de câncer, seus sintomas e tratamentos.
Dessa forma, estima o deputado Laerte Gomes, “será possível nesse primeiro momento estabilizar os índices que hoje são alarmantes e em um futuro próximo reduzir esses números”.
Faça um comentário