Índice alarmante leva deputado a propor mês contra câncer

Coordenador estadual da campanha de combate ao câncer de pele recebe do deputado Laerte Gomes cópia do Diário Oficial com aprovação do projeto.
Coordenador estadual da campanha de combate ao câncer de pele recebe do deputado Laerte Gomes cópia do Diário Oficial com aprovação do projeto.

Rondônia passa a ter um mês inteiro dedicado à realização de ações de prevenção ao câncer de pele e à conscientização da população sobre cuidados para se evitar a doença. Trata-se do Dezembro Laranja, que a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul- destinados à saúde da mulher e do homem, respectivamente- passa a compor o calendário anual de ações à e saúde em todo Estado. A iniciativa é do deputado Laerte Gome (PSDB- Ji-Paraná), depois de pesquisa feita com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que indicou que o Estado tem incidência do câncer de pele que passa de 15%, muito acima da média nacional, que é de 10%.

O projeto do Dezembro Laranja já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e sancionado pelo governador Confúcio Moura (PMDB). A pesquisa feita pelo deputado Laerte Gomes mostra que a cada grupo de seis pessoas há uma propensão à doença. De acordo com o dermatologista coordenador estadual da campanha contra o câncer de pele, Silmar Régis Camarini, esses dados são alarmantes que precisam de atenção especial e que indicam, já nesse momento, uma epidemia. Por ser uma doença “silenciosa” e que leva à morte, o dermatologista considera a difusão de informações fundamental para a conscientização da população, que terá melhores dados e meios de prevenção.

Além de material de divulgação sobre métodos que podem ajudar a evitar o câncer de pele, o Dezembro Laranja terá ações que estimulem a visita periódica ao médico a exames preventivos e o repasse de informações sobre os tipos de câncer, seus sintomas e tratamentos.

Dessa forma, estima o deputado Laerte Gomes, “será possível nesse primeiro momento estabilizar os índices que hoje são alarmantes e em um futuro próximo reduzir esses números”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*