Entenda o motivo de o feijão estar tão caro nos supermercados

feijaoNas redes sociais ou nos grupos de família no Whatsapp, você já deve ter lido uma piada ou visto um meme sobre o preço do feijão.

Quem vai às compras observa como o preço deste grão subiu de um ano para cá, tanto que 1kg de feijão está mais caro que um pacote de 5 kg de feijão. Mas você sabe o por quê?

A explicação do preço alto é o clima, segundo Caio Coimbra, analista de agronegócios da Federação da Agricultura de Minas Gerais.

No Paraná, maior produtor do país, as lavouras foram muito afetadas pela chuva e agora, pelo frio. “Oferta menor é sinal de preço em elevação”, aponta.

Segundo ele, entre abril e maio houve uma redução de cerca de 20% da produção naquele Estado. Minas, o segundo produtor, também sofreu com a chuva.

O especialista explicou que o preço subiu também por causa dos custos de produção: energia, insumos e mão de obra encareceram.

Compare

Em maio, enquanto a inflação oficial do país avançou 0,78%, o feijão mulatinho subiu 9,85%, e o carioca, 7,61%.

Em 2016, a taxa de inflação já acumula 4,05%, o mulatinho já ficou 37,44% mais caro, e o carioca disparou 33,49%. Já o IPCA avançou 9,32% no mesmo período, segundo o IBGE.

Memes

O feijão virou brincadeira nas redes sociais. O tão querido produto brasileiro transformou-se em memes. Um, por exemplo, faz alusão ao transporte do produto até por carro-forte, e outro mostra o feijão como uma joia.

feijao caro feijao sorvete feijao virtual3 feijao virtual4

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*