Morre jornalista Phelippe Daou, fundador da Rede Amazônica

Phelippe Daou
Jornalista Phelippe Daou, presidente da Rede Amazônica (Foto: Rodrigo Sales)

(G1-AM) Morreu na tarde desta quarta-feira (14), aos 87 anos, o jornalista e presidente da emissora Rede Amazônica, Phelippe Daou. O jornalista estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para uma cirurgia. Ele morreu de falência múltipla dos órgãos.

O jornalista e empresário nasceu em Manaus, no dia 15 de dezembro de 1928. Viúvo de Magdalena Arce Daou, é pai de dois filhos Philippe Daou Jr., e Cláudia Daou Paixão e Silva.

Filho do comerciante José Nagib Daou e de Nazira Chamma Daou, fez seus primeiros estudos na Escola Progresso de Manaus, dirigida pela professora Julita Berjona. Em seguida, ingressou no Colégio Estadual do Amazonas, onde concluiu o secundário e científico.

Prestou vestibular para a Faculdade de Direito do Amazonas, onde formou-se. Muito cedo ainda, iniciou no jornalismo, como repórter do Jornal do Comércio, mas a ascensão na carreira começaria um ano depois, com sua transferência para a empresa Archer Pinto, proprietária, na época, de “O Jornal e Diário da Tarde”, onde exerceu diversas funções redacionais. Atuou ainda como redator da Rádio Rio Mar.

Em 1968, junto com Milton Cordeiro e Joaquim Margarido, fundou a Amazonas Publicidade. Foi o embrião empreendedor que deu origem à Amazonas Distribuidora Ltda e Rádio TV do Amazonas S.A., que abrange, entre outras emissoras, a Rede Amazônica de Televisão.

Phelippe Daou durante inauguração da primeira sede da TV Amapá (Foto: Arquivo Museu da Rede Amazônica)
Phelippe Daou durante inauguração da primeira sede da TV Amapá (Foto: Arquivo Museu da Rede Amazônica)

Phelippe Daou destacou-se como defensor da Zona Franca de Manaus. Foi membro do Conselho Deliberativo dessa instituição que por consenso representava toda a classe empresarial – a Associação Amazonense de Imprensa e a Associação Comercial do Amazonas.

Jornalista Phelippe Daou proferindo seu discurso no ato de inauguração, acompanhado do jornalista José Augusto Proque da Cunha, em 1º de setembro de 1972 (Foto: Arquivo Rede Amazônica)
Jornalista Phelippe Daou proferindo seu discurso no ato de inauguração, acompanhado do jornalista José Augusto Roque da Cunha, em 1º de setembro de 1972 (Foto: Arquivo Rede Amazônica)

Em seu último discurso, o empresário falou a funcionários durante missa de aniversário de 44 anos da Rede Amazônica, em Manaus. O tom foi de despedida.

“Verdade, justiça e liberdade. Isso não é negociável nunca. Nunca passe pela cabeça de vocês que serão os nossos sucessores, pessoas que vão dar vida, e quem sabe dar maior dimensão à Rede Amazônica, porque a Amazônia sem a Rede Amazônica, ela não será a grande região que todos nos desejamos. Vocês veem as dificuldades que são opostas. Vocês veem o combate que a gente faz diariamente em defesa da região. E é quase que, verdadeiramente, a lágrimas de sangue, que a gente dá um passo à frente, mas quando a gente consegue, é tão grande a nossa alegria, tão grande é o resultado do esforço que a gente diz: valeu a pena”, disse.

Phelippe Daou recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Comercial. (Foto: Thiago Cabral / G1)
Phelippe Daou recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Comercial. (Foto: Thiago Cabral / G1)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*