Prefeitura de Ji-Paraná oferecerá melhoramento genético para rebanho leiteiro

O programa visa fortalecer a produção leiteira do município oferecendo aos pequenos produtores rurais assistência técnica e cursos práticos.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), iniciou o cadastramento dos produtores que tenham interesse em participar do Programa Municipal para Eficiência Reprodutiva e Melhoramento Genético do Gado Leiteiro.

Técnicos da prefeitura, ligados a Semagri, farão visitas nas propriedades cadastradas para analisar o rebanho
Técnicos da prefeitura, ligados a Semagri, farão visitas nas propriedades cadastradas para analisar o rebanho.

Podem participar, agricultores familiares e pequenos produtores rurais, que tenham propriedades de no máximo 240 hectares, produção leiteira de até 250 litros por dia e que possua até 100 animais.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço da propriedade, comprovante de vacinação dos animais contra Febre Aftosa e comprovar ser agricultor familiar. O cadastro é feito na Secretaria Municipal de Agricultura de Ji-Paraná, localizada na Avenida Dois de Abril, n° 1701, bairro Urupá.

O programa visa fortalecer e melhorar a produção leiteira do município, garantir a saúde do rebanho, oferecendo aos pequenos produtores rurais, assistência médica veterinária e cursos práticos e teóricos. São 10 tipos de procedimentos que fazem parte do programa. Os principais são exames ginecológicos e andrológicos, diagnóstico de gestação, inseminação artificial, espermograma de sêmem de bovino congelado, tratamentos hormonais e assistência veterinária. Todo o serviço será gratuito.

Técnicos da prefeitura, ligados a Semagri, farão visitas nas propriedades cadastradas para analisar o rebanho e realizar os cursos sobre gado leiteiro, inseminação artificial e exames na área de reprodução animal.

Segundo o médico veterinário da Semagri, Henrique Carvalho, o produtor que decidir investir no rebanho terá animais mais eficientes, resultando em mais lucro na propriedade. Henrique explicou aproximadamente 30% dos touros utilizados nas propriedades rurais apresentam problemas de fertilidade, ocasionando em grandes prejuízos econômicos.

“Um touro com baixa fertilidade gera poucos bezerros por ano. A única maneira de evitar esse problema é examinar os touros periodicamente para garantir que estão saudáveis, e agora com esse Programa a Semagri irá executar esse tipo de exame”, garantiu.

Outra situação exposta pelo médico veterinário é que “Ji-Paraná não tem dados confiáveis sobre as principais doenças e problemas que estão afetando o rebanho. Com a implantação do programa Melhoramento Genético, poderemos saber quais são os principais problemas e teremos condições de melhorar a realidade da nossa região. Essa etapa será muito importante para que os produtores tenham menos prejuízo com os animais”, informou o veterinário.

Para o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Adirço Pedro da Silva, Ji-Paraná está lançando um programa inovador em Rondônia. “O trabalho servirá de referência para outros municípios, pois teremos dados fiéis que poderão contribuir com nosso trabalho. Seremos o primeiro município de Rondônia a fazer um projeto desse nível. Por isso, estamos apostando no programa que trará benefícios ao produtor e a economia da Região Central do Estado. Ji-Paraná se destaca em Rondônia pela produção leiteira e tem potencial para crescer ainda mais”, destacou o secretário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*