
O nome da primeira mulher eleita prefeita na região amazônica é agora nome da rodovia que liga a Cidade de Espigão do Oeste à BR-364 em Cacoal/RO. Trata-se da RO-387 que passa a se chamar Lúcia Tereza, em homenagem a ex-deputada que morreu em dezembro último vitima de um aneurisma na aorta. A indicação para essa homenagem é do deputado Só na Bença (PMDB). Conforme o deputado, devido a importância que a referida via tem para o desenvolvimento econômico regional, “é justo que a ex-deputada Lúcia Tereza seja homenageada”.
“Para mim, significa homenagear uma grande amiga, e para o Povo de Espigão do Oeste, trata-se de homenagear um legado de trabalho, dedicação e garra inesquecível”, ressaltou Só na Bença.
O deputado destacou que, no âmbito político, Lúcia Tereza tinha um jeito peculiar de liderar e administrar, e isto contribuiu para que o município de Espigão do Oeste se tornasse referência em diversos setores.
“Por entender que ela foi uma personalidade de destaque e que contribuiu para o desenvolvimento de Espigão e de Rondônia, tanto econômica quanto politicamente, decidi fazer o Projeto de Lei que foi proposto ao parlamento rondoniense e aceito por todos os parlamentares”, completou o deputado.
Histórico
Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos nasceu em 31 de outubro de 1946, no município de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, chegando à Espigão D’Oeste no ano de 1974 e, no ano seguinte, assumiu a direção da Escola Sete de Setembro.
Em 1982 ingressou na política ao ser candidata e eleita prefeita Espigão do Oeste pela primeira vez. Também fora a primeira mulher a eleger-se prefeita na Amazônia Legal.
Em 1990 foi eleita deputada estadual, sendo reeleita em 1994. Nas eleições de 1998 foi novamente candidata, ficando com a vaga de suplente, mas assumiu o cargo de deputada em 1999.
No ano 2000, novamente se candidatou ao cargo executivo de Espigão D’Oeste, sendo eleita e reeleita (2004) prefeita.
Em 2014 foi eleita deputada estadual, retornando à Assembleia Legislativa. No exercício do mandato, Lúcia Tereza faleceu em dezembro de 2016.
Faça um comentário