Confira os fatos que marcaram a sessão dos vereadores de Ji-Paraná

Sessão

A 6ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (28), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Sílvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas. A Sessão contou com a presença do vereador Alan Queiroz, que teve seu trabalho elogiado pelos vereadores.

Nota de Repúdio

Na Sessão foi aprovada a Moção de Repúdio, de autoria de todos os vereadores, à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016), que retira direitos dos trabalhadores em especial daqueles que recebem um salário mínimo e das agriculturas familiares. A Moção será encaminhada aos deputados e senadores para que tomem conhecimento deste ato e não votem a favor da proposta, encaminhada pelo Governo Federal, para a Reforma da Previdência Social. Os vereadores comentaram sobre o assunto na tribuna.

Bosque dos Ipês

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) disse que tem acompanhado e cobrado toda semana a nova estação de tratamento de água do Bosque dos Ipês. “Recebi a informação da Agência Reguladora e a responsabilidade de contratar uma nova estação de tratamento é da Caixa Econômica Federal. A Caixa informou a Agência, na última semana, que está em fase final, já foi feita a licitação e esta efetivando o contrato com a empresa e a expectativa é de que no máximo até maio já esteja colocando uma outra estação de tratamento no Bosque dos Ipês”, informou o vereador.

Patrolamento

O vereador Isaias Arnica (PSB) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento nas ruas Bauru, entre as ruas Adolfo Furhmann (T-27) e Argemiro Luiz Fontoura (T-28), no Bairro Alto Alegre; Guarulhos, entre as ruas Cedro (T-23) e Maracatiara (T-20), no Bairro JK; cascalhamento e bloqueteamento das ruas Porto Rico, entre as ruas Cedro (T-23) e Manoel Pinheiro Machado (T-26), no Bairro Boa Esperança; e Jacareí, entre as ruas Maracatiara (T-20) e a Castanheira (T-22), no Bairro Valparaíso.

São Francisco

Isaias Arnica (PSB) falou sobre o seu requerimento aprovado pedindo a construção de uma Creche no Bairro São Francisco, visando atender à reivindicação da comunidade. “A creche se faz necessária para atender as crianças nos primeiros anos de vida e dar suporte às mães que precisam trabalhar para sustentar seus filhos, proporcionando assim a qualidade de vida das famílias”, ressaltou o vereador.

 

Livros

Lorenil Gomes (PTB) disse que todos os vereadores devem ficar atentos a respeito do conteúdo dos livros didáticos que estão sendo distribuídos em algumas escolas para que a educação não seja prejudicada.

Transporte

O vereador falou sobre o transporte coletivo que não tem agradado a população e que estão tomando providências para conseguir parcerias e melhorias nos ônibus, visando oferecer melhorias no atendimento.

Bueiro

Lorenil Gomes (PTB) teve aprovado o requerimento pedindo a construção de bueiro na Rua Santa Izabel, entre a Avenida Castelo Branco e Rua Tancredo Neves, no Bairro Jardim Presidencial.

Novo Ji-Paraná

O vereador Du Galdino (PSDB) pediu a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) que faça sinalização nos pontos mais críticos da cidade como, por exemplo, no bairro Novo Ji-Paraná.

Ponte

Du Galdino (PSDB) teve aprovado o requerimento solicitando a recuperação da ponte da Rua Avenca, entre as ruas Acre e Castelo Branco, na divisa dos Bairros Jardim Presidencial e Santiago.

 

Obras e Passarelas

Joaquim Teixeira (PMDB) comentou que tem fiscalizado diversas obras no município e que em 2015 esteve em Brasília e pediu no Dnit passarelas para a BR-364, nos pontos mais estratégicos. “Continuarei cobrando mais este benefício para a população”, salientou o vereador.

Requerimentos

O vereador teve aprovado os requerimentos pedindo pavimentação das ruas João Villas Boas, entre as ruas Tocantins e Bahia, no Distrito Nova Londrina; Tocantins, entre a RO – Pastor Severo Antônio de Araújo e Rua João Villas Boas em Nova Londrina; Paranaguá, entre as ruas Adeildo Moreira e Maracatiara; Rio Negro, entre as ruas Toledo e Padre Cícero no Bairro Jardim dos Migrantes; patrolamento e cascalhamento da Avenida Aracaju entre as ruas Francisco Pereira dos Santos e Nova Iguaçu, no Bairro Jorge Teixeira; canalização da Rua Mogno entre as ruas Boa Vista e Amapá, no Bairro Valparaíso; drenagem pluvial da Rua Mamoré, entre as ruas Hermínio Victorelli e Capitão Sílvio; entre outros.

Cartilha e Colégio Militar

Jhony Paixão (PRB) agradeceu a administração municipal por ter atendido suas reivindicações. O vereador comentou sobre a cartilha que foi distribuída em uma escola estadual e tem pontos que são incompatíveis com a faixa etária e sobre a implantação do Colégio Militar no município de Ji-Paraná.

Melhorias

O vereador teve aprovado os requerimentos solicitando limpeza nos arredores do Presídio Agenor Martins de Carvalho; construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS II no Bairro Capelasso; bloqueteamento da Avenida Aracajú, entre as ruas Francisco Pereira dos Santos e a Manoel Machado, Bairro Nossa Senhora de Fátima; da Rua Joaquim Francisco de Oliveira, entre avenidas Aracajú e Teresina, Bairro Nossa Senhora de Fátima;  patrolamento e cascalhamento das ruas Vinícius de Moraes, entre as ruas Santa Clara e Colorado do Oeste, no Bairro São Pedro; Santa Clara, entre as ruas Proclamação e Dos Professores, no Bairro Primavera; entre outros.

 

Reunião e Feirão do Produtor

Claudia de Jesus (PT) disse na tribuna que na última sexta-feira (24) participou de uma reunião sobre o programa do governo estadual que trata das doações de mudas do café clonal para os produtores. A vereadora informou que a reforma do Feirão do Produtor iniciará no próximo dia 1° e que neste período os produtores vão trabalhar na área do Posto Vitória 1.

Audiência Pública

A vereadora falou sobre o seu requerimento e do vereador Ademilson Procópio (PTB) pedindo uma Audiência Pública para tratar sobre Planejamento para Manutenção do Setor Rural, infraestrutura das estradas vicinais, pontes e bueiros dos setores Riachuelo, Gleba G, Itapirema e Setor das 200. A audiência acontecerá no dia 26 de abril.

Convite

Claudia de Jesus (PT) convidou todos para participar da Audiência Pública para tratar da implantação do Hospital Regional no Município de Ji-Paraná, que acontecerá na próxima sexta-feira (31), às 19 horas, no plenário da Câmara. O requerimento é de autoria dela e das vereadoras Ida Fernandes (PV) e Silvia Cristina (PDT).

Benefícios

Claudia de Jesus (PT) teve aprovado os requerimentos pedindo redutor de velocidade na Rua Ipê, esquina da T-17 com a Avenida Aracaju; recuperação da Linha 08 do Itapirema, antes do Anel Viário, em frente o antigo Laticínio Itapirema; patrolamento e cascalhamento da Linha Santa Rita; recuperação das pontes no travessão, que liga a Linha 98 com a Linha 102, próximo a Escola Pérola; em todo setor Chacareiro, Região do Aeroporto em Ji-Paraná; recuperação da Rua Calama em toda sua extensão, no Bairro São Francisco; instalação de câmeras filmadoras nas escolas municipais de Ji-Paraná; recuperação e cascalhamento da Estrada do Km 11, Gleba Pirineus, próximo ao Lar do Idoso em Ji-Paraná; entre outros.

Psicopedagogo

A vereadora Silvia Cristina (PDT) falou na tribuna sobre o seu requerimento aprovado solicitando a contratação de Psicopedagogo para a Rede de Ensino no Município de Ji-Paraná. “O psicopedagogo é o profissional indicado para ajudar esclarecer e assessorar a escola a respeito de diversos aspectos no processo de ensino aprendizagem”, disse.

PDT

Silvia Cristina (PDT) comentou sobre o Encontro Estadual do PDT, que aconteceu no último sábado (25) na Chácara do grupo Cascavel, onde foi lançada a pré-candidatura ao governo do senador Acir Gurgacz (PDT), que tem feito um excelente trabalho nos municípios de Rondônia.

UBS e Transporte

Clodoaldo Cardoso (PR) convidou todos para a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Juscelino Cardoso, que acontecerá nesta quarta-feira (29), às 9 horas, no bairro Nova Brasília, segundo distrito. O vereador falou que estão tomando providências para melhorar o transporte coletivo.

Reparos

Clodoaldo Cardoso (PR) teve aprovado os requerimentos solicitando reparos em caráter de urgência nas duas pontes da Linha 8, Setor Itapirema; patrolamento e cascalhamento da Rua Aurélio Bernardi na extensão compreendida entre Avenida Guanabara (K-3 e a Associação Ji-Paranaense de Professores – AJP.

CAPS

A vereadora Ida Fernandes (PV) disse que recebeu na manhã desta terça-feira (28) a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que entregou um projeto sobre  gratificação, que já está previsto em lei. “Na próxima semana vou apresentar um requerimento para que seja criado este benefício, que proporcionará aos funcionários pertencentes aos serviços CAPS a possibilidade de uma melhor formação, capacitação, afim de viabilizar a valorização da equipe multiprofissional e consequente melhoria no atendimento prestado ao usuário”, afirmou.

São Bernardo

Ida Fernandes (PV) teve aprovado o requerimento solicitando a recuperação da malha asfáltica da Rua Antônio Oliveira Meronho, no Bairro São Bernardo.

Melhorias I

O vereador Ademilson Procópio (PTB) teve aprovado os requerimentos solicitando pavimentação asfáltica da Rua dos Universitários, entre as ruas Porto Velho e Capitão Silvio, no Bairro Parque São Pedro; bloqueteamento da Rua das Mangueiras, entre as ruas Castelo Branco e Tancredo Neves, no Bairro Jardim Presidencial; e patrolamento e cascalhamento das ruas Chico Mendes no Bairro Parque São Pedro; e Do Ouro, Floresta, Damasco, Acerola, Ameixa e Abacaxi, no Bairro Novo Horizonte.

Passarela e Rua Belém

Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado o requerimento pedindo a construção de uma passarela na Avenida Transcontinental com a Avenida 06 de Maio, no Bairro Casa Preta; recuperação da Rua Belém, trecho entre as ruas Caucheiro e José Bezerra, no Bairro Valparaíso.

Sinalização e Tapa Buraco

Na Sessão foram aprovados os requerimentos do vereador Marcelo Lemos (PSD) solicitando providência para implantação de faixa de pedestre na Rua Tarauacá, entre as ruas Caucheiro e Ilhéus, no Bairro Cafezinho e redutor de velocidade na Rua Tarauacá, com a Rua Caucheiro no Bairro Cafezinho; tapa buracos nas ruas Curitiba, trecho entre as ruas Cedro (T-23) e Joaquim F. de Oliveira (T-24), e Cedro, trecho entre as ruas Curitiba e Goiânia.

Recuperações e Limpeza

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos pedindo a recuperação das ruas Colorado do Oeste, no Bairro São Pedro; e Cruzeiro do Sul,no Bairro São Pedro; bloqueteamento da Rua Cruzeiro do Sul, entre a Rua Santa Clara e Avenida Edson Lima do Nascimento, no Bairro São Pedro; limpeza da Praça do Bairro Jardim das Seringueiras; e da rotatória que dá acesso ao Bairro Jardim das Seringueiras; e recuperação da Rua Uruguai, no Bairro Jardim das Seringueiras.

Patrolamento

O vereador Welinton Fonseca – Negão filho do Isaú (PR) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento das ruas Brasiléia, entre a Rua Caucheiro e Avenida das Seringueiras, no Bairro Cafezinho; e José Bezerra, entre Avenidas Governador Jorge Teixeira e Guanabara, no Bairro São Francisco.

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

-Projeto de Lei n°3606/2017 (2696 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.

– Projeto de Decreto Legislativo n°220/2017, que “Dispõe sobre a aprovação das contas do Município de Ji-Paraná, relativas ao exercício financeiro de 2015”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*