Marcos Rogério negocia certificação do aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná

O diretor do Departamento de Gestão da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eduardo Bernardes, o deputado Marcos Rogério, tratando sobre meios para mudança de categoria do aeroporto de JI-Paraná. Foto: Ludmila Lucas
O diretor do Departamento de Gestão da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eduardo Bernardes, o deputado Marcos Rogério, tratando sobre meios para mudança de categoria do aeroporto de JI-Paraná. Foto: Ludmila Lucas

Ludmila Lucas – Enquanto o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) lança a ordem de serviço para o início da reforma do aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, o deputado federal Marcos Rogério (DEM) se reúne com a Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, para avançar com o processo de certificação e mudança operacional do aeroporto, que vai passar do modo visual para o instrumental (VFR/IFR)

 

Na tarde desta quinta-feira (06/04), em reunião com o diretor do Departamento de Gestão da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eduardo Bernardes, o deputado Marcos Rogério recebeu informações sobre o processo de certificação do aeroporto, os formulários para facilitar a elaboração do projeto, os modelos já aprovados, bem como as informações técnicas para a pista.

 

Para aprovar o pedido de mudança de categoria operacional, é necessário que o aeroporto tenha a certificação aprovada. A mudança de categoria é importante porque confere mais segurança nos voos noturnos. E, também, é um dos requisitos para que a companhia aérea Azul volte a operar com os jatos. Segundo determinação da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil -, os jatos só podem operar em aeroportos que possuem o modelo instrumental.

 

“Venho me reunindo com a Secretaria de Aviação Civil e com a Anac em busca de melhorias para o aeroporto. A reforma da pista já foi uma grande conquista, mas vou continuar atuando, tanto pela certificação, que já está em andamento, como para a construção do novo terminal”, salientou.

 

No último mês, em visita técnica ao aeroporto José Coleto, o secretário de Aviação Civil, Dário Rais Lopes, anunciou recursos na ordem de R$ 11 milhões para a construção do novo terminal de passageiros, pátio e a urbanização do aeroporto José Coleto. A visita ocorreu após interlocução do deputado junto ao órgão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*