Marinha Raupp e vice-governador vão à SAC encaminhar demandas dos aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes

Para fortalecer e ampliar a malha de aeroportos rondonienses, buscando um incremento na logística aérea do Estado, a deputada federal Marinha Raupp e o vice-governador, Daniel Pereira, estiveram na Secretaria de Aviação Civil (SAC) para pedir prioridades das demandas que precisam ser realizadas junto ao Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos – DER/RO para finalização urgente dos projetos dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes.
Durante a visita técnica feita no mês passado nestes aeródromos, como vice-presidente da Comissão de Viação e Transporte (CVT), Marinha Raupp solicitou que a SAC encaminhasse os projetos já elaborados via convênio com Banco do Brasil, para o DER/RO, que tem a delegação e realizará os ajustes necessários, chegando assim ao projeto executivo final para licitação.
Daniel Pereira acredita que foi muito importante a iniciativa e posição da deputada Marinha em solicitar os projetos. “O DER tem capacidade de operacionalizar as obras nos aeroportos”, completou.
Em fevereiro deste ano, em uma reunião prévia da deputada com o diretor de Gestão do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi, e o coordenador de infraestrutura aeroportuária do DER, engenheiro Humberto Fayal, foi apresentado detalhadamente em que fase está a execução da modernização dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes e Guajará-Mirim, que conta com o apoio do diretor do DER, Ezequiel Neiva. Todos esses estão contemplados no Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal.
A iniciativa de incluir o aeroporto de Ariquemes neste Programa foi possível graças a um importante trabalho feito pela Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) em realizar o primeiro estudo de melhoramento da pista. Segundo Bernardi, a ação feita pela ACIA será aproveitada para os trabalhos do DER.
Em Ji-Paraná, a SAC aguarda do DER projeto executivo do terminal de passageiros, com a compatibilização do projeto para segundo terminal. Este plano de trabalho oportunizará o termo de compromisso.
Para Cacoal, é necessário que o DER realize a revisão do layout da ampliação do terminal de passageiros. Vencidas estas etapas, a SAC formalizara um Termo de Compromisso (TC) com Governo de Rondônia para execução da Obra.
“Esses projetos incluem a infraestrutura para melhorar nossos aeroportos que há muito tempo à população espera. Nossa solicitação foi para que o DER pudesse realizar as obras em Rondônia nos aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes visto que a SAC já não tema mais convênio com o Banco do Brasil para fazer todo o procedimento de novos contratos. Vamos ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance para vencer estas etapas”, ressaltou a deputada.
A parlamentar também solicitou ao secretário de Aviação Civil, Dário Rais Lopes, atenção especial aos aeroportos de fronteira. “Precisamos intensificar as ações junto ao de Guajará-Mirim, que está com projeto bem adiantado. Com relação aos de Pimenteiras e Costa Marques, eu e o vice governador Daniel pedimos para serem elaborados os estudos e projetos para a segunda fase”, complementou Marinha Raupp.
PORTO VELHO
O secretário Dário também ressaltou que referente à solicitação da deputada e do vice-governador quanto a internacionalização do Aeroporto Jorge Teixeira, o processo deve acontecer na medida que empresas comercias demonstrarem interesse em operar essas linhas, bem como sejam desenvolvidas as ações junto a receita federal.
“Importante ressaltar o trabalho desenvolvido pela Fecomércio na captação de parceiros e no fortalecimento de Rondônia como destino indutor de turismo internacional”, disse Marinha Raupp.
Recentemente, o superintendente de desenvolvimento de Rondônia, Basílio de Oliveira, esteve na Bolívia, em Cochabamba, identificando os potenciais de investimento para o Estado, com vistas também ao setor aeroviário. O secretário Dário reiterou o apoio. “Contem com o apoio da SAC para ajudar a viabilizar essa internacionalização”, ressaltou Lopes.
A deputada também pediu que seja implantado no aeroporto de Porto Velho o Sistema ELO – equipamento modular climatizado de acessibilidade, que proporcionará para todos os usuários maior conforto, segurança e agilidade no acesso às aeronaves. “Esse equipamento faz a interligação ao nível do solo entre salas de embarque, desembarque com o avião. Desta forma ficamos protegidos de chuvas, ventos e do sol tão forte comum em Rondônia”, finalizou. (Assessoria)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*