Fatos que marcaram a 15ª sessão ordinária dos vereadores de Ji-Paraná

A 15ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (30), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

RRS e Colégio Militar

O vereador Jhony Paixão (PRB) comentou na tribuna sobre a realização da Rondônia Rural Show (RRS) e disse que em conversa com o governador do Estado, o deputado Laerte Gomes sugeriu e Confúcio Moura aprovou que seja feita a RRS itinerante em outros países. O vereador parabenizou o governador pelo início da implantação do Colégio Militar em Ji-Paraná.

 

Estudo, Duplicação e Limpeza

Jhony Paixão (PRB) teve aprovado os requerimentos pedindo a realização de um estudo de viabilidade para abertura de uma passagem na Avenida 6 de Maio, entre ruas Rio Candeias e Dos Universitários, Bairro Parque São Pedro; Duplicações das ruas Padre Adolfo Rohl, entre as ruas 6 de Maio e 22 de Novembro; Cedro (T-23), entre Avenida Governador Jorge Teixeira de Oliveira (K-05) e a Rua Jundiaí; passar caminhão vassoura realizando a limpeza na Avenida das Seringueiras (T-14), entre as Avenidas Aracajú e Edson Lima do Nascimento (Linha 94); Colocação de uma pista de atletismo em torno de toda parte interna do Ginásio Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão); entre outros.

 

Riachuelo e Ambulância

Lorenil Gomes (PTB) agradeceu o secretário municipal de Obras, Milton Félix e sua equipe que mais uma vez atendeu a sua reivindicação e fez toda limpeza e recuperações das ruas do bairro Riachuelo. O vereador parabenizou o deputado da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho pela entrega da ambulância no Distrito de Nova Colina atendendo a solicitação do vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB).

 

Rondônia Rural

Lorenil Gomes (PTB) parabenizou também o vice-governador Daniel Pereira pelo trabalho realizado na Rondônia Rural Show e o secretário de Agricultura, Evandro Padovani pelo respeito e atenção dada aos vereadores. O vereador disse que já está sendo elaborado o requerimento pedindo ao DER bloqueteamento para a área da RRS.

 

Agronegócio

Silvia Cristina (PDT) também falou sobre a Rondônia Rural Show, que realmente mostrou o quanto de potencial tem o agronegócio e que Ji-Paraná esteja cada vez mais capacitado para receber este grande evento. A vereadora falou os resultados preliminares da feira que teve mais de 80 mil visitantes e mais R$ 669 milhões em negócios, e parabenizou o ex-deputado federal, Anselmo de Jesus e o senador Acir Gurgacz por lutaram para manter a feira em Ji-Paraná, o prefeito Jesualdo Pires e todos os organizadores deste grande evento.

 

Moção de Aplauso

Os vereadores aprovaram a Moção de Aplauso expressando homenagem e reconhecimento à Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social; e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (CREAS/PAEFI). A propositura é da vereadora Silvia Cristina (PDT).

 

Tribuna

Edilson Vieira (PMDB) teceu comentário sobre o sucesso da Rondônia Rural Show, que teve mais de R$ 669 milhões em negócios e parabenizou a todos que entenderam a importância da feira no município. O vereador destacou a importância da doação do terreno para a realização do evento e agradeceu o vereador Confúcio Moura por deixar a feira em Ji-Paraná.

 

Economia e Ponte

Joaquim Teixeira (PMDB) também falou do sucesso da Rondônia Rural Show, que movimentou muito a economia local, e parabenizou o governador Confúcio Moura que tem feito muito pelo município de Ji-Paraná. O vereador disse que esteve no DER para tratar sobre a ponte da 74 e recebeu a informação que ela será feita antes do período chuvoso.

 

Placas, Reforma e Drenagem

Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos solicitando placas de regulamentação, 06 placas de parada obrigatória na Rua Saulo Alcântara, 02 na Rua Bahia, 01 na Antônio Mayer, e 07 na Rua Eloy de Carvalho, no Distrito de Nova Londrina; reforma da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Nova Colina; pavimentação da Rua Belém, entre a Rua Caucheiro e a Avenida Das Seringueiras, Bairro Valparaíso; drenagem pluvial na Rua Rio Madeira, entre a Rua Mato Grosso e Avenida 06 de Maio, Bairro Dom Bosco; entre outros.

 

Feira e Nova Colina

Isaias Arnica (PSB) falou sobre sua participação na Rondônia Rural Show. O vereador agradeceu o deputado estadual, Laerte Gomes que vai colocar uma emenda para recapeamento da RO que liga Ji-Paraná ao Distrito Nova Colina.

 

Patrolamento e Cascalhamento

Isaias Arnica (PSB) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento dasruas El Salvador e Bahia, entre asruas Cedro (T-23) e Argemiro Luiz Fontoura (T-28), no Bairro Boa Esperança; da 4ª Linha da Gleba G; Brasiléia, entre ruasMaracatiara (T-20) e Argemiro Luiz Fontoura (T-28), no Bairro Jorge Teixeira; Conrado de Abreu, no Bairro 02 de Abril; Joaquim Francisco de Oliveira, entre avenidas Governador Jorge Teixeira (K-05) e Guanabara (K-03), no Bairro JK; Mogno (T-19), entre ruas Belém (K-01) e Campo Grande (K-02), Bairro Valparaíso; entre outros.

 

Educação, Reforma e Qualificação

Clodoaldo Cardoso (PR) disse que esteve em Porto Velho na diretoria de Educação para tratar sobre a falta de cuidadores de crianças especiais nas escolas e a diretora geral Maria Angélica disse que no prazo de 60 dias contratará 51 cuidadores. O vereador disse que visitou o gabinete do deputado Laerte Gomes para sugerir a reforma da Escola Cora Coralina e a superintendência da juventude para pedir capacitação de jovens de 15 a 29 anos.

 

Caerd e Anatel

Clodoaldo Cardoso (PR) disse que visitou também a Caerd para tratar sobre as adutoras e, segundo informaram, daqui 90 dias será entregue com hidrômetros no Setor Capelasso, e a Anatel sobre a torre para Nova Colina, onde recebeu a informação que já foi aberta a licitação.

 

Festa do Tambaqui

Claudia de Jesus (PT) comentou na tribuna sobre o Projeto de Lei n° 3639/2017, de sua autoria, que Institui a Festa do Tambaqui da Associação dos Produtores Rurais da Linha 208 – APRODOL, no Calendário Oficial do Município de Ji-Paraná. “O evento iniciou em 2014 com a finalidade de valorizar a piscicultura, a potencialidade do tambaqui, o setor rural, a permanência das famílias no campo e proporcionar momentos de lazer e entretenimento”, ressaltou.

 

Equipamentos

A vereadora falou sobre a entrega de equipamentos agrícolas que o governo fez para a prefeitura durante a Rondônia Rural e que os tratoritos e o distribuidor de calcário são frutos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Anselmo de Jesus.

 

Nova Colina, Copas Verdes e Cafezinho

Claudia de Jesus (PT) teve aprovado os requerimentos solicitando a realização de Sessão Ordinária, por esta Casa de Leis no Distrito de Nova Colina, com data e local a serem definidos; limpeza, iluminação e a recuperação dos equipamentos instalados na Praça de Academia ao Ar Livre, localizada na Avenida Manoel da Silva, Bairro Residencial Copas Verdes; recuperação asfáltica na Rua Barão do Rio Branco (T-16), Bairro Cafezinho; e patrolamento e cascalhamento da Avenida das Seringueiras (T-14), Bairro Cafezinho.

 

RRS e AMT

Ida Fernandes (PV) falou dos benefícios da RRS e agradeceu o governador Confúcio Moura por manter a feira no município de Ji-Paraná. A vereadora comentou que desde o início do seu mandato vem pedindo rotatórias e agradeceu o presidente da AMT por iniciar este trabalho no município.

 

Rotatórias

Na Sessão foram aprovados os requerimentos de Ida Fernandes (PV) pedindo as instalações de rotatórias na Rua Rio Amazonas com a Avenida Monte Castelo, na frente do Instituto Federal de Rondônia (IFRO); e na Avenida Monte Castelo, esquina com a Rua das Mangueiras.

 

Santiago e São Pedro

Du Galdino (PSDB) teve aprovado os requerimentos solicitando força tarefa para limpeza de entulhos do Bairro Santiago; recuperação e manutenção das ruas Machado de Assis, entre as Ruas Mato Grosso e Tefé; Umuarama, entre as ruas Pato Branco e Tefé;Heitor Guilherme, entre as ruas Mato Grosso e Tefé; Caiapó, entre as ruas Chico Mendes e Três Irmãos; São Vicente, entre as ruas Mato Grosso e Tefé;Carlos Drummond, entre as ruas Mato Grosso e Tefé, no Bairro Parque São Pedro.

 

Recuperações

Marcelo Lemos (PSD) teve aprovado os requerimentos pedindo a recuperação e tapa buracos na Rua 06 de Maio, trecho entre Avenida Transcontinental e Rua Fernandão; recuperação do bloquetemento da Rua Porto Velho, trecho entre as ruas Fernandão e Dos Colegiais; e limpeza e recuperação das ruas Plácido de Castro, no Bairro Riachuelo; e Tarauacá, no Bairro São Pedro.

 

Melhorias

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando a recuperação dasruas Rondônia, nos Bairros Jardim Presidencial e Bosque dos Ipês; Rio Tapajós e Dom Bosco, no bairro Bela Vista; bloqueteamento das ruas Estônia, entre ruas Chile e Uruguai, no Bairro Jardim das Seringueiras; Venezuela, entre as ruas Honduras e América, Bairro Jardim das Seringueiras; e Rio Mamoré, no Bairro Bela Vista; Venezuela, entre Avenida Miguel Luiz dos Santos e Rua Uruguai,no Bairro Jardim das Seringueiras; entre outros.

 

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n°3637/2017 (2720 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n°1397, de 5 de julho de 2005, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n° 3639/2017, que “Institui no Calendário Oficial do Município a Festa do Tambaqui da Associação dos Produtores Rurais da Linha 208”. O Projeto é de autoria da vereadora Claudia de Jesus (PT).

-Projeto de Resolução nº 222/2017, que “Dispõe sobre a concessão de diárias aos motoristas da Câmara Municipal de Ji-Paraná”.

PROJETO APROVADO EM SEGUNDA DISCUSSÃO

-Projeto de Lei n° 3622/2017 (2708 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com UNDIME/RO- União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Rondônia, para repasse de recursos financeiros, e dá outras providências”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*