Deputado Airton equipa sala especializada para escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência

A Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) de Porto Velho é a primeira a contar com uma sala especializada de escuta de vítimas de violência no Estado de Rondônia. A iniciativa de equipar a sala foi do deputado Airton Gurgacz (PDT), que atendendo uma solicitação da delegada Lucilene Pedroza de Souza Novaes doou brinquedos e materiais didáticos, criando um ambiente diferente dentro da delegacia, onde a criança ou o adolescente pode brincar, desenhar ou pintar enquanto conversa com o delegado e com o escrivão.

De acordo com a delegada Lucilene, o espaço definido por ela como “bastante aconchegante e acolhedor para a criança”, visa exatamente garantir um ambiente menos “frio” do que as instalações de uma delegacia, fazendo com que a criança vítima de violência sinta-se mais tranquila para relatar o acontecido.

“Há muito tempo temos observando que as crianças quando chegam à delegacia não se sentem à vontade no tradicional ambiente, por isso solicitamos ao deputado Airton Gurgacz, que providenciou brinquedos e materiais didáticos para adequar essa sala especializada. Quero agradecer ao deputado pela parceria com a Depca e parabenizá-lo pelo trabalho que faz à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso na Assembleia Legislativa”.

Presente na solenidade, o promotor de Justiça, Marcos Valério Tessila de Mello destacou a importância da sala “porque humaniza o atendimento, deixa a criança num ambiente mais íntimo, mais coerente e permite que ela sinta-se acolhida e possa relatar o que realmente ocorreu, com maiores detalhes, inclusive”, observou.

Para o deputado Airton, a ideia é colaborar para que as crianças que precisam ser ouvidas tenham um espaço em que possam ficar mais tranquilas, e ao mesmo tempo consigam passar as informações necessárias conforme o caso investigado.

“Estou muito feliz em poder colaborar com esse projeto da delegacia e garantir maior conforto para as crianças num momento difícil em função da violência sofrida. Parabenizo toda a equipe da Delegacia da Criança pelo trabalho realizado, mesmo com as poucas condições em termos de pessoal e estrutura, e pela preocupação com o bem estar dessas crianças e adolescentes vítimas de violência na nossa capital, Porto Velho”, finalizou o deputado.

 

ALE/RO – DECOM – Assessoria

Foto: Assessoria

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*