Informe da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

A 19ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (27), foi presidida pelo vice-presidente Joaquim Teixeira (PMDB) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas. A Sessão contou com a presença de Alexandre Zanollo, representando a Associação Rural de Rondônia (ARR).

 

Conselheiros

A vereadora Claudia de Jesus (PT) entregou Moção de Aplauso expressando homenagem e reconhecimento aos conselheiros tutelares pelos relevantes serviços prestados no município de Ji-Paraná. Os conselheiros agradeceram a homenagem e o apoio da Casa de Leis.

 

Combate às Drogas

A vereadora Silvia Cristina (PDT) disse na tribuna que ontem (26) foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, que infelizmente mais de 243 milhões de pessoas no mundo tem algum consumo e são viciadas em drogas, e que todos precisam ser agentes de combate.

 

Força na Peruca

Silvia Cristina (PDT) convidou todos para participar na próxima quinta-feira (29), a partir das 16 horas, do aniversário de um ano da Oficina Força na Peruca, na rua Manoel Franco, n°338, entre T-3 e T-4, no bairro Nova Brasília. “Será realizado um café da tarde com parceiros, doadores e todas as pessoas que quiserem conhecer este projeto, onde são confeccionadas perucas com cabelos naturais para serem entregues para mulheres e crianças com câncer. Ji-Paraná é o primeiro município a desenvolver este trabalho na Região Norte”, informou.

 

Projetos

O vereador Lorenil Gomes (PTB) falou na tribuna sobre o seu trabalho nestes últimos seis meses como, por exemplo, apresentações dos projetos Tribuna Livre; Adoção de placas de alerta com o número do disque-denúncia e o endereço eletrônico do Conselho Tutelar em toda rede de educação do município; Parceiros da Saúde do Idoso, Prêmio Mulher Destaque; e que todas as Sessões Ordinárias e Audiências Públicas realizadas por esta Casa de Leis tenham tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nova Londrina

Lorenil Gomes (PTB) destacou também que atendendo aos pedidos dele o deputado estadual Laerte Gomes entregou uma ambulância e academia de ginástica para Nova Londrina; e a administração municipal entregou caçamba e retroescavadeira também no distrito.

 

Melhorias

O vereador Jhony Paixão (PRB) teve aprovado os requerimentos pedindo patrolamento e cascalhamento da Rua Campo Grande (K-02), entre as ruas José Bezerra (T-09) e Manoel Vieira dos Santos (T-10); realização de um estudo de viabilidade para implantação de ciclorotas, ciclofaixas e faixa compartilhada na Estrada do Aeroporto; mutirão de limpeza no Bairro Bosque dos Ipês; construção de redutor de velocidade na Rua Cambé, entre as ruas Mogno e  Maracatiara; implantação de um restaurante popular no município de Ji-Paraná; limpeza, manutenção e melhorias mensalmente no Cemitério dos Pioneiros (Cemitério dos Padres) no 1º Distrito e do Cemitério da Saudade no 2º Distrito; ente outros.

 

Tribuna

Jhony Paixão (PRB) falou na tribuna sobre a importância de abrir vagas no concurso público para perito ambiental; cadastro dos militares da reserva remunerada, que atuarão no Colégio Militar; da situação relacionada com as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Bosque dos Ipês, onde algumas pessoas receberam casas e sem precisarem as alugaram para outras; entre outros assuntos.

 

Saúde e Obras

Clodoaldo Cardoso (PR) comentou sobre os problemas na Saúde; que ele e o vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) pediram melhorias para o Projeto Riachuelo. O vereador falou também que esteve em Brasília pedindo um aparelho de ressonância e outras melhorias para o município de Ji-Paraná, e agradeceu o trabalho que a equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semosp) está fazendo nas T-18 e T-19.

 

Tribuna I

A vereadora Claudia de Jesus (PT) pediu apoio dos vereadores na votação do Projeto de Lei n° 3643/2017 (2722 de origem), que “Dispõe sobre a isenção do pagamento de Imposto Sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis – ITBI, sobre as transações relativas ao Programa Nacional de Crédito Fundiário”; disse que esteve em Porto Velho do DER pedindo melhorias no quilômetro 14 e na Linha da Santa Rita; entre outros assuntos.

 

Audiência, Galeria e Recuperações

Claudia de Jesus (PT) teve aprovado os requerimentos solicitando que seja realizada Audiência Pública, a pedido da Organização Indígena PADEREÉHJ, no dia 21 de agosto de 2017, para discutir políticas públicas para as etnias Gavião e Arara em Ji-Paraná; construção de galeria e reabertura na Rua Cedro (T-23), entre as ruas Tarauacá e Linha 94, no Bairro Jorge Teixeira; patrolamento e cascalhamento da Rua Cedro (T-23), no Bairro Jorge Teixeira;  recuperação da Rua Campo Grande (K-02), entre a Rua Aurélio Bernardi (T-13) e Avenida das Seringueiras (T-14); entre outros.

 

Moções

A vereadora Claudia de Jesus propôs Moções de Aplausos expressando homenagem e reconhecimento ao Comandante da 2ª Companhia de Polícia Ostensiva, Sr. Paulo Lima da Silva pelos relevantes serviços prestados no setor Público, excelente líder militar e guardião da sociedade; aos funcionários da Emater Regional, Local, Distrito de Nova Colina e Nova Londrina; Funcionários da Fetagro pelos relevantes trabalhos prestados; a equipe que organiza a Missa de Cultura Sertaneja e pelos 10 anos de Evangelização na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, valorizando a natureza, o homem e a mulher do campo, no Município de Ji-Paraná. As proposituras foram aprovadas pelos vereadores.

 

Agradecimento

O vereador Isaias Arnica (PSB) agradeceu ao deputado estadual Laerte Gomes e deputado federal Expedito Netto pelos trabalhos que estão realizando em Ji-Paraná.

 

Patrolamento e cascalhamento

Welinton Fonseca – Negão filho do Isaú (PR) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamentodas ruas 1° de Maio, entre ruas Porto Velho e Mato Grosso; José Bezerra, entre as avenidas Governador Jorge Teixeira e Guanabara; e Manoel Vieira dos Santos, entre as avenidas Governador Jorge Teixeira e Guanabara.

 

Semosp e Comunicadores

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) agradeceu ao secretário municipal de Obras, Milton Felix pelo trabalho que vem realizando na T-18 e T-19, entre K-0 e Amapá, e disse que encaminhou um ofício a Fundação Cultural solicitando a inclusão da biografia de comunicadores de Ji-Paraná, que fizeram, até aqui, a história da comunicação do município e que já não estão mais em nosso meio, no Museu Marechal Rondon.

 

Requerimentos

O presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento da Rua Rio Candeias, no Bairro Parque São Pedro; recuperação do bloqueteamento, reparos na iluminação pública, limpeza e reparos em bueiros no Bairro Açaí; recuperação da Rua Anísio Moreira, a partir da Avenida Vitória Régia, do Bairro São Bernardo até a Avenida Lourival Bernardi, no Bairro Colina Park; e pavimentação asfáltica ou bloqueteamento das ruas Magos e Almerinda O. Flores, no bairro Vila de Rondônia.

 

Moções I

Affonso Cândido (DEM) propôs Moções de Aplausos expressando homenagem e reconhecimento a Dra. Rosana Pereira Lima pelo trabalho realizado em prol dos animais, e a Associação Jiparanaense de Criadores de Quarto de Milha (AJCQM), por meio de sua diretoria e membros filiados, pelo desenvolvimento do esporte equestre e criação do cavalo Quarto de Milha no Estado de Rondônia. As proposituras foram aprovadas pelos vereadores.

 

Obras I

Ademilson Procópio (PTB) agradeceu o trabalho que a equipe da Semosp fez no Novo Horizonte e pediu que todas as pontes das Linhas 200 sejam recuperadas.

 

Pavimentação, Sinalização e Limpeza

Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo pavimentação e sinalização das ruas Andorinhas, trecho entre as ruas Maracatiara e Cedro; Projetada Quatro A, trecho entre ruas Maracatiara e Cedro; e Imburana, trecho entre ruas Pavão e Pastor Paulo Leivas Macalão, no Bairro JK; e limpeza e manutenção da praça localizada na avenida 2 de Abril, próximo ao Cemitério dos Pioneiros.

 

Semosp I

O vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) falou que o prefeito Jesualdo Pires e o secretário municipal de Obras, Milton Félix estão fazendo o possível para atender as demandas.

 

Pavimentação I

Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos solicitando pavimentação das ruas Brasiléia, entre as ruas Maracatiara e Nova Iguaçu, no Bairro Jorge Teixeira; Café Filho, entre as ruas Santa Clara e Edson Lima do Nascimento; Liberdade, entre as ruas Conquista e Esperança no Bairro Habitar Brasil; e Fortuna, em toda sua extensão, no Bairro Habitar Brasil.

 

Benefícios

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos pedindo as recuperações das ruas Colatina, José Eduardo Vieira (T-05) e Presbítero Honorato Pereira, entre ruas Boa Vista e Santo Antônio, no Bairro São Francisco; pavimentação asfáltica na rua Mogno (T-19), entre rua São Luiz e Avenida Aracaju, no bairro Nova Brasília; vistoria e troca de lâmpadas dos postes da Rua João Goulart (T-06), no Bairro Riachuelo; e limpeza do terreno que pertence a Prefeitura Municipal, localizado na Rua Tereza de Souza Farias, no Bairro Copas Verdes.

 

 

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n° 3643/2017 (2722 de origem), que “Dispõe sobre a isenção do pagamento de Imposto Sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis – ITBI, sobre as transações relativas ao Programa Nacional de Crédito Fundiário”.

– Projeto de Lei n°3645/2017 (2724 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a Associação Rural de Rondônia para repasse de recursos financeiros, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n° 3642/2017, que “Declara de Utilidade Pública a Fundação Assistencial Mãos Abertas (Fama)”. O projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*