Policiais Rodoviários Federais (PRF) participaram de um treinamento ministrado no início deste mês por instrutores da Penitenciária Federal de Porto Velho (PFPV), em Rondônia. O curso ocorreu no estande de tiros da PFPV, com técnicas de manuseio do Fuzil Parafal 7,62, que foi adquirido recentmente pelas penitenciárias federais. O treinamento faz parte de um acordo de cooperação firmado no início deste mês entre o Sistema Penitenciário Federal (SPF) e a Polícia Rodoviária Federal, promovendo maior interação entre as duas instituições e, consequentemente, maior efetividade no combate ao crime.
O curso de armamento e tiro ocorreu durante a manhã e tarde do último dia 4, ministrado pelos instrutores da PFPV. Segundo o diretor da unidade, Cristiano Torquato, esse foi o primeiro de muitos outros cursos que serão ministrados pelos agentes federais para a PRF e vice-versa. Ele explica que essa foi uma das diretrizes discutidas durante a reunião ocorrida na sede da PRF em Rondônia, com a presença do superintendente, Bruno Malheiros, e do seu chefe de gabinete, Luiz Salgado. Representando a PFPV, participou o diretor Cristiano Torquato e outros agentes federais, que discutiram pontos do acordo.
O fortalecimento da parceria entre a PRF e o Departamento Penitenciário Nacional foi o foco das discussões na reunião realizada no início do mês. A PRF prontificou-se a disponibilizar parte da sua nova construção para que a Penitenciária Federal utilize como pátio de viaturas, por exemplo. Além disto, foi discutida também uma parceria quanto ao futuro Centro de Treinamento e Formação que será construído na nova sede da Superintendência da PRF/RO, visando oferecer mais cursos de qualificação para servidores das duas instituições, numa troca de técnicas e procedimentos entre as duas instituições.
Faça um comentário