Capixaba reafirma compromisso com o pequeno produtor ao visita criador de codornas

Cacoal, em Rondônia, conhecida como a Capital do Café, passa a ser conhecida também pela produção de ovos de galinha e de codorna. O casal, Luciene e Fábio, sediados na Linha 09, fomentam a economia do município com a agroindústria Granja Perola da Amazônia. Os empreendedores já dispõem do Simples Rural expedido pela Secretaria de Agricultura de Cacoal. A próxima etapa é a obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para comercializar a produção em outros Estados do Brasil.

O coordenador da Bancada Federal, Nilton Capixaba (PTB-RO), visitou a agroindústria na última sexta, 25-08, atendendo ao convite do Superintendente do Ministério da Agricultura em Rondônia, José Valterlins Calaça, Donizete da Sucam, do técnico da Semagri, Jorge Murer, além do vereador Valdeci Goleiro (PTB). Na oportunidade Capixaba enfatizou que dará o suporte necessário em Brasília para que a Inspeção Federal expeça o SIF o quanto antes para que esta granja venha aumentar as vendas, gerando emprego e renda para região.

REGISTRO

Segundo Valterlins, todo produto de origem animal deve, obrigatoriamente, ser registrado no serviço de inspeção oficial, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). Os alimentos processados de forma clandestina não adotam as exigências sanitárias previstas na legislação, colocando em risco a saúde do consumidor. No caso dos ovos, a contaminação por salmonela é a mais comum, podendo acarretar problemas intestinais graves em quem eventualmente consumir o produto.

MANIPULAÇÃO ADEQUADA

Os ovos que são comercializados devem, obrigatoriamente, passar por um entreposto, que é o estabelecimento registrado junto ao serviço de inspeção oficial responsável pela recepção, higienização e embalagem dos produtos oriundos das granjas. Ao comprar ovos, os consumidores devem verificar na caixa a presença do carimbo do serviço de inspeção (SIM, SIE ou SIF). Em casa, devem mantê-los preferencialmente refrigerados.

Autor: Paulo Henrique Silva

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*