Medicamentos ajudam a curar doenças, melhorar a qualidade de vida e manter a saúde. Mas também podem trazer efeitos indesejados, reações imprevistas ou mesmo não gerar o efeito necessário.
Os medicamentos são substâncias estranhas ao corpo humano e mesmo depois de todos os testes que são feitos antes de o produto chegar ao mercado, é possível que novos efeitos sejam descobertos, tanto negativos como positivos.
Por isso, a vigilância de medicamentos que já estão em comercialização é uma das principais estratégias das agências que regulam medicamentos no mundo.
Quando devo suspeitar do medicamento que estou usando?
O medicamento não está fazendo o efeito desejado
Isso pode ter relação com seu próprio estado de saúde, mas pode ser alguma falha técnica no produto. Na dúvida, comunique o seu médico para uma adequação do tratamento.
Senti efeitos estranhos. Acho que o medicamento não está me fazendo bem
O primeiro passo é dar uma olhada na bula, especialmente nas seções que listamos abaixo. Isso vai ajudar você a conversar com seu médico e avisar a Anvisa sobre o que aconteceu.
- “Quando não devo usar este medicamento?”
- “O que devo saber antes de usar este medicamento?”
- “Quais os males que este medicamento pode me causar?”
É um medicamento que sempre tomei, mas parece que não está fazendo mais efeito
Pode ser que seu organismo não esteja mais respondendo ao tratamento ou que o lote do medicamento que você está usando tenha algum problema de qualidade. Em qualquer um dos casos, procure o médico e faça um relato para a Anvisa sobre seu problema.
Lembre-se de que, para usar medicamentos com tarja vermelha ou preta, é necessário que um médico faça um diagnóstico e faça a prescrição em uma receita, com controle especial.
Como eu faço para denunciar problema como estes acima?
Você pode entrar em contato diretamente com a Anvisa e relatar o seu caso.
Tenha em mãos a embalagem do medicamento, pois é importante informar o nome do produto, a marca, o nome do fabricante entre outras informações.
Ligue para 0800 642 9782 ou acesse o Portal e fale com a Anvisa.
Faça um comentário