Morre Baianinho de Rondominas, ex-vereador de Ouro Preto

Baianinho do Rondominas
Álvaro Gonçalves Rocha – o Baianinho de Rondominas com a esposa Edneia Targas Rocha.

Roberto Gutierrez – Morre aos 56 anos de idade de falência múltiplas dos órgãos o ex-vereador de Ouro Preto do Oeste/RO Álvaro Gonçalves Rocha – o Baianinho de Rondominas. Há 30 dias ele lutava contra uma crise hepática e problemas no pâncreas. Foi levado para Cacoal e depois para Porto Velho onde ficou pelo menos 15 dias em uma UTI. Os rins já haviam parado de funcionar, contraiu uma pneumonia e, debilitado, não conseguiu se recuperar. O coração dele deixou de bater por volta das 19 horas de ontem no Hospital João Paulo II, em Porto Velho/RO.  O corpo do ex-vereador chegou a Ouro Preto nas primeiras horas da manhã de hoje. Depois se ser preparado, foi levado para Ji-Paraná, cidade onde será enterrado.

Baianinho deixa mulher e três filhos. Nos últimos anos ele tocava um restaurante em frente à Rodoviária de Ji-Paraná, estabelecimento que continua sendo administrado pela esposa-  Edneia Targas Rocha.

Baianinho chegou a Rondônia em 1983. Naquele ano montou um bar em Ouro Preto. Mais tarde a família adquiriu um caminhão e ele passou a trabalhar nessa atividade. Ainda na década de 80 se mudou para Rondominas – distrito de Ouro Preto do Oeste. Foi aí que começou a vida pública dele. Foi um dos grandes defensores da ideia de elevar Rondominas à categoria de município. Na época, foram desmembrados de Ouro Preto Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Urupá e Vale do Paraíso. Rondominas não se encaixava dentro dos padrões para uma emancipação, uma situação que entristeceu aos moradores.

Em 1994 Baianinho se elege vereador como representante de Rondominas, ano em que o prefeito de Ouro Preto era o saudoso Aguimar de Souza Piau. Baianinho não conseguiu se reeleger para a legislatura seguinte. Reclamou sem êxito que boa parte dos votos dele tinha sido computado para um outro candidato de apelido igual – baianinho da 40. Na época o sistema de votação era cédula de papel. Uma recontagem dos votos se tornou inviável segundo argumentou a própria Justiça Eleitoral da época.

Chateado e com algumas dívidas de campanha, Baininho de Rondominas abandonou a política e foi morar em Ji-Paraná, onde até então tocava um restaurante em frente à rodoviária. Com esforço conseguiu honrar todos os compromissos de campanha. Várias vezes recebeu convite para ser candidato a vereador em Ji-Paraná, mas, nunca aceitou.

O homem cuja localidade que amava permaneceu até os seus últimos dias como sobrenome de sua identidade – Rondominas, distrito pelo qual foi um grande defensor, também fez grandes amizades e Ji-Paraná, entre elas, boa parte da classe política, empresários e um companheiro com que conversava quase todos os dias; José Otônio Lima Silva.

Natural de Mucurici, Espírito Santo, Álvaro Gonçalves Rocha, o Baianinho, completou 56 anos no último dia 14, quando estava no hospital. Ele é um dos sete filhos do ‘seo’ Rosalvo, que também é pai do Rocha, da sorveteria – uma referência tradicional e muito conhecida de Ouro Preto em frente à Igreja Matriz.

O velório do Baianinho de Rondominas está acontecendo em Ji-Paraná na Igreja São Sebastião, próximo à Unir. O enterro, que seria no fim da tarde deste domingo, foi adiado para essa segunda-feira às 9 horas. O motivo se deve por conta da chegada de alguns parentes que acabou enfrentando imprevistos de viagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*