Ex-deputado Marcos Donadon é capturado na Capital

Roberto Gutierrez – O ex-deputado Marcos Antônio Donadon é preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Rondônia e pela Polícia Federal em Rondônia. A prisão de Marco Antônio aconteceu no fim da tarde de hoje em Porto Velho, Capital de Rondônia. Foragido da Justiça desde o dia sete de abril de 2016, o ex-deputado estadual foi condenado pela Justiça a pena de 13 anos e 11 meses de prisão em regime fechado pelo crime de peculato, reveladas pela Operação Dominó, que foi deflagrada em 2006 para investigar desvios na Assembleia Legislativa de Rondônia e culminou na prisão de 20 pessoas ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em março de 2016, com base no atual entendimento do STF, o MPRO obteve a expedição de mandados de prisão definitiva contra os condenados na Operação Dominó. Quando a polícia deu batida na casa do ex-deputado, defesa de Donadon disse que o cliente está viajando, mas que deve se apresentar na semana seguinte. Desde então, Donadon deu um baile no grupo especial do Ministério Público que não conseguia capturá-lo.

Ousadia

Mesmo foragido, Marcos Antônio Donadon, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/divulgacao-de-candidaturas-e-contas-eleitorais), doou R$ 12 mil para a campanha de Rosani, mulher  do ex-prefeito de Vilhena e Colorado do Oeste, Melki Donadon , e cunhada de Natan Donadon, ex-deputado federal que cumpre pena atualmente após ter seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados.

Cinquentinha

Há cinco meses a ex-deputada Ellen Ruth foi presa na manhã em um apartamento na Avenida Amazonas, em Porto Velho. Ela era a penúltima ex-parlamentar foragida condenada na operação Dominó e ficou conhecida com a deputada ‘Cinquentinha’.

O último da lista é o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Carlão de Oliveira. Ele foi condenado a mais de 14 anos de prisão em regime fechado. Em 2015, muito antes do Superior Tribunal Federal (STF) definir que réu com condenação em segundo grau obrigatoriamente teria que ser preso para o cumprimento da pena, Carlão havia sofrido um infarto no coração.

 

Curiosidade:

Tanto Marco Antônio Donadon, capturado hoje, como Natanael Silva – que está preso, além de Valter Araújo, que conseguiu habeas corpus e saiu da cadeia e, o último foragido da lista, Carlão de Oliveira, todos foram presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*