A população da segunda maior cidade de Rondônia está entusiasmada. Ji-Paraná completa nesta quarta-feira, 22 de novembro, 40 anos de emancipação. O município respira um clima festivo com diversas atrações musicais, esportivas e culturais em uma programação que se estende até final do mês de dezembro. Porém, a euforia ji-parananese é motivada por uma série de conquistas importantes alcançadas nos últimos anos.
Ji-Paraná vem passando por obras de infraestrutura constantes, visando melhorias nas condições de vida na cidade e recebendo novos empreendimentos privados onde, somente nos últimos seis meses, foram gerados mais de 3.500 empregos diretos e com previsão de que outros 1.500 postos de trabalho sejam abertos nos próximos meses.
A saúde pública deu um salto. É o único entre os 52 municípios, com nota máxima em recente avaliação aferida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Aumentou consideravelmente o número de médicos, são 50 profissionais atuando na rede básica e outros 75 no Hospital Municipal. As equipes de PSF passaram de 13 para 29, todas completas, formadas por médico, enfermeiro e agentes comunitários. Os postos de saúde foram todos reformados e ampliados e receberam novas mobílias e equipamentos.
Possui a melhor educação do Estado, com índices atestados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Instituto Ayrton Senna, recebendo o titulo de Município Excelência em Educação e conquistando, pela segunda vez consecutiva, o melhor Ideb do Estado.
As obras de infraestrutura cresceram de forma muito positiva. Somente neste ano de 2017, são mais de 60 obras em andamento. Estão em construção uma oficina ortopédica, Centro especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER), duas Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Samu (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência), ampliação do Hospital Municipal, uma Clínica Cirúrgica, Centro de Diagnóstico por Imagem, ampliação da cozinha do HM, Construção do refeitório, construção de 10 leitos para UTI, Centro de parto Normal, ampliação da ala de geriatria, ampliação dos ambulatórios, construção do laboratório de análises clínicas , construção do Pronto Socorro Infantil, construção de 10 novas escolas municipais, reforma e ampliação de quatro escolas, construção de duas quadras poliesportivas, auditório para Escola Família Agrícola, construção de 10 quiosques, construção da ponte sobre o Rio Urupá, pavimentação e recapeamento de diversas ruas e a ampliação do feirão do produtor, parque ecológico, construção de praça e pista de caminhada no bairro Alto Alegre.
Em pouco mais de quatro anos, o município tornou-se referencia na Região Norte devido a eficiência na gestão fiscal e na aplicação dos recursos públicos obtendo excelentes avaliações pelo Tribunal de Constas do Estado, Tribunal de Contas da União (TCU), Índice FirJan, Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Conselho Nacional de Administração (CNA);
A cidade possui uma economia bastante diversificada, com presença significativa do comércio e da prestação de serviços, com importantes indústrias instaladas, especialmente no processamento de alimentos. É considerada a Capital do Agronegócio, com o título outorgado pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, sediando inclusive, a maior Feira de Agronegócio da Região Norte, a Rondônia Rural Show. Sendo apontada pelas Revistas Veja, IstoÉ e Valor Econômico como uma das 100 melhores cidades para se morar no País.
Festividades – A população tem realmente muitos motivos para comemorar. Amanhã, dia 21 de novembro, haverá shows com as locais. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, vai reunir no palco vários ritmos com a apresentação de Bruno Arruda e Junior Merlim; Grupo de Pagode Art Fina; Adriel Fonseca; Old School, e para fechar a noite uma composição que reúne grandes músicos de Ji-Paraná, com Grego Lopes, Edmilson Costa, Orlando Babão, Nei Lima, Marcio Carvalho, João e Walter. Rock, Pop, Pagode, Sertanejo e MPB uma programação variada para todos os gostos musicais.
No próximo dia 22, data alusiva a emancipação, serão acionadas as luzes natalinas e inaugurados dois monumentos em homenagem a história da cidade e enaltecendo a paixão que os ji-parannaeses têm por seu município. A partir das 19 h30 haverá apresentação de bandas locais e o fechamento da noite ficará por conta da apresentação de Davi Sacer. Outro ponto marcante das comemorações é a decoração Natalina que para este ano também ficará ainda mais bela, com mais de 40 pontos iluminados e várias novidades nos adornos. O objetivo é tornar a cidade o cartão postal do interior de Rondônia. As festividades alusivas ao aniversário seguem até o mês de dezembro com a abertura da Casa do Papai Noel, Cantata Natalina, apresentações teatrais, Ballet e shows musicais.
Davi Sacer – Caçula de uma família de onze irmãos, com seis meses de idade foi acometido de paralisia infantil, o que o impediu de andar. Porém em um culto de oração, em meio a glorificações, Davi, aos três anos começou a andar. A partir dos ensinamentos recebidos de seus pais, começou a desenvolver seu ministério musical aos 8 anos de idade quando seu irmão mais velho o ouviu cantar. Aos dezessete anos ingressou em JOCUM (Jovens com Uma Missão), onde permaneceu por um período de dois anos. De 1997 a 2000, fez parte do Tabernáculo de Davi com o Pr. Cláudio Claro, com quem gravou dois CDs. Em 2003, ao iniciar o grupo Toque no Altar junto com outros jovens, Davi consolidou seu ministério através de muitas composições. Como vocalista concorreu em várias edições da maior premiação da música cristã brasileira, o Troféu Talento, conquistando vários prêmios em diversas categorias, dentre elas a de melhor Intérprete Masculino e de Melhor Compositor. O lançamento do CD Deus não Falhará, deu início à carreira solo. Atualmente é sucesso em mais de 66 países e as vendas de seus discos já atingiram a casa de 4 milhões.
Faça um comentário