Morre Jacob Atallah, uma personalidade de Rondônia

Jacob de Freitas Atallah, ao lado de sua Auri-Stella. Foto tirada em 2008

Roberto Gutierrez – Morre em Porto Velho, aos 82 anos de idade, o homem que por muito pouco não se tronou o primeiro governador-eleito de Rondônia, o médico Jacob Freitas Atallah. Ele estava internado no Hospital das Clínicas da Capital havia 40 dias, não resistiu ao tratamento e morreu às 19h30 deste domingo 03/12. 

Segundo narrativa de pesar de Anísio Gorayeb, Jacob foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina na década de 60, junto com os médicos Hamilton Raulino Gondim, Ary Tupinambá Pena Pinheiro e José Cerqueira Cotrim. Atallah era o único dos quatro fundadores ainda vivo. 

Nascido em 10 de setembro de 1935, Jacob era filho comerciante Abdon Atallah e de Elza Freitas Atallah. Em 1961 o jovem Jacob formava-se em medicina na cidade de Belém, captal do Pará. Com especialidade em pediatria, cuidou de muitas gerações de ilustres rondonienses. Chegou a ser prefeito de Porto Velho, secretário de Educação, secretário de Saúde e fez parte da primeira leva de deputados constituintes eleitos em 1982. 

Prefeito de Porto Velho em 1972, Jacob de Freitas Atallah, em companhia de sua esposa Auri Stella e seu filho o Abdon Atallah Neto.

Athallah x Jerônimo  

Em 1986, ele se tornou o maior adversário do até então imbatível Jerônimo Garcia de Santana (PMDB) pela disputa do governo de Rondônia. Doutor Jacob Atallah, que disputou pelo (PDT), partido de Leonel Brizola, conseguiu vencer Jerônimo Santana, ‘o Homem da bengala’, em Porto Velho. 

O fato é curioso porque Jerônimo havia perdido a eleição para o senado em 1982, depois de ter derrotado a Arena por três vezes na de´cada de 1970 como deputado federal. Ele acabou se elegendo prefeito de Porto Velho em 1985. Tomou posse em janeiro de 1986, meses depois renunciou ao mandato para disputar o governo de Rondônia no mesmo ano.

Centrado nos posicionamentos e com um discurso nada radical, Jacob Atallah conquistou a confiança e a maioria dos votos do porto-velhense, diante de um Jerônimo que havia prometido demais e não cumprido nada. Uma das frases de efeito do Bengala em campanha, era de que a população fotografasse os buracos da capital, porque buraco seria apenas uma lembrança. 

Como não havia não havia grande abrangência de comunicação com as cidades do interior do Estado, Jerônimo Santana consegui manter a imagem de estadista e defensor dos injustiçados. Mesmo assim, se a campanha demorasse mais uma semana, Jacob Atallah teria conseguido derrotar Jerônimo no interior e o curso da história política de Rondônia seria outro.  (Roberto Gutierrez)

Doutro Jacob com Anísio Gorayeb
Jacob Freitas Atallah, Maria Silvia e Aparício Carvalho.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*