Raupp e Marinha pedem ao IBAMA a liberação de madeira retida em Manaus para exportação

(Brasília, 31/01/18) A retenção de contêineres de madeira legalizada para exportação no Porto de Manaus(AM) pertencente a empresas rondonienses  foi o tema de um audiência entre o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp e o diretor de Fiscalização do IBAMA, em Brasília, Renê Luiz de Oliveira.  A audiência que ocorreu nesta quarta-feira(31), teve a participação também do deputado estadual Cleiton  do Roque e dos empresários Evandro  José e Dário Lopes, representando o setor exportador madeireiro.

O senador e a deputada informaram que o pedido para que o IBAMA libere a madeira retida se baseia no fato de que os órgãos de fiscalização em Porto Velho já vistoriaram o carregamento da madeira com o fornecimento, inclusive, do Documento de Origem Florestal(DOF). O DOF  é uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa

 

Portanto, não há nenhuma ilegalidade  na comercialização da madeira que se destina a exportação, disse o senador Raupp ao pedir uma posição do IBAMA. O senador Raupp e a deputada Marinha  pediram que o DOF emitido em Porto Velho tenha validade nos portos por onde o carregamento terá que ser vistoriado, antes de ser embarcado para o exterior.

A retenção dos contêineres  com  madeira  tem provocado prejuízos ao setor madeireiro do estado de Rondônia  com forte impacto na geração de empego e renda, destacou o senador Raupp.

O diretor de Fiscalização do IBAMA, Renê Luiz de Oliveira informou que analisará o pleito e que dará uma posição ainda esta semana.

 

Ribamar Rodrigues

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*