Airton Gurgacz propõe Mobilização Estadual pelo fim da violência contra a mulher

O deputado Airton Gurgacz (PDT) é autor do projeto de lei que institui o ‘Dia da Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, no âmbito do Estado de Rondônia, a ser celebrado, anualmente, em 6 de dezembro.

 

O projeto, segundo o parlamentar, além de promover a mobilização dos homens de toda sociedade pelo fim da violência contra as mulheres, busca motivar o reconhecimento da existência do machismo e concretizar ações protagonizadas pelos homens no enfrentamento a violência doméstica e familiar, e fortalecer a Lei Maria da Penha.

 

O parlamentar explica que a data 6 de dezembro foi o dia em que o canadense, Marc Lepine matou 14 mulheres e feriu outras 10, no ano de 1989, em uma sala de aula da Escola de Engenharia da Universidade de Montreal. Antes de atirar contra as mulheres, Lepine mandou que 48 homens saíssem do recinto.

 

Ele deixou uma carta declarando não aprovar a situação em que se deparava, ou seja, mulheres cursando Engenharia, uma área tradicionalmente ocupada por homens. O jovem assassino tinha um pai declaradamente machista, que apesar de separado de sua mãe, exerceu grande influência sobre a tomada de decisão do filho.

 

O deputado lembra que o massacre mobilizou a opinião pública mundial, gerando amplo debate e dando origem à ‘Campanha do Laço Branco’, eleito como símbolo da luta dos homens pelo fim da violência de gênero.

 

“Desta forma, o Dia Estadual de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres também será uma data simbólica. Esperamos estimular no nosso Estado, ações de enfrentamento à violência contra as mulheres”, concluiu o deputado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*