“Está na hora de Rondônia ter um novo projeto de desenvolvimento”, diz Acir

Madeirão – A candidatura do senador Acir Gurgacz (PDT) ao governo do Estado ganhou força com a renúncia de Confúcio Moura (MDB), a posse de Daniel Pereira (PSB) no comando do executivo estadual, e com filiações de peso no PDT e nos partidos aliados. Acir está montando uma frente ampla que já conta com partidos como o PSB, PSC, PV, e possivelmente o Podemos, o PCdoB, o MDB e até mesmo o PSDB. A reportagem conversou com o senador sobre seu compromisso com o estado, sua vida de empresário e a atual atuação como político.

Pergunta: Senador, você é pré-candidato ao governo do Estado?
Acir: Eu sou, sim, pré-candidato ao governo. Sem dúvida nenhuma, o eleitor vai ter o nome Acir Gurgacz e o número 12 na urna eletrônica na hora de votar. Quem me conhece sabe que o meu compromisso político com o estado sempre foi com o desenvolvimento, com a geração de emprego, com a melhoria da qualidade de vida, seja nas cidades, seja no campo. Desde que eu fui prefeito de Ji-Paraná, e depois no Senado Federal, essa tem sido o meu trabalho, a minha meta.

Pergunta: No Senado, como o senhor diz, você pode continuar fazendo esse seu trabalho, certo? Por que o governo do Estado?
Acir: Porque no governo é possível fazer mais. Nossa Rondônia melhorou bastante nos últimos oito anos. Foi reflexo das usinas, do bom governo que o Confúcio fez, e tenho certeza de que podemos ir mais longe.

Pergunta: E por que essa é sua meta, senador Acir? Você é empresário, sempre foi um homem de empresas, de negócios, por que deixar isso e ir para a política?
Acir: Empreender é exatamente ter o desenvolvimento como meta. Não é só o lucro, trabalhar pelo crescimento das empresas. É gerar empregos, fazer a economia inteira crescer, movimentar a moeda pelo estado, ver as pessoas ganhando mais e podendo consumir mais. A política é o meio que, no final das contas, é fundamental para fazer esse desenvolvimento chegar a todo mundo, entende? Não é você simplesmente fazer a sua parte na economia, mas fomentar a economia para ser boa para todos.

Pergunta: Em sua opinião, um político empresário, ou um empresário político tem o perfil correto para levar o estado a esse desenvolvimento que você diz?
Acir: Não sei se é isso. O Confúcio, por exemplo, é médico, e fez um bom governo em Ariquemes, quando foi prefeito, e também fez no estado, como governador. Você pode dizer que um bom político tem que gostar de gente, das pessoas, e um médico tem que gostar de pessoas, certo? O empresário, para ter o lucro, tem que gostar de gente, pois sem investir nas pessoas, sem confiar nas pessoas, sem acreditar em seus colaboradores, seus funcionários, ninguém chega ao sucesso. Acho que isso é bem óbvio: ninguém chega ao sucesso sozinho. Acho que está na hora de Rondônia ter um novo projeto de desenvolvimento. Já deixamos de ser um estado novo em que tudo estava começando aos trancos e barrancos, estamos num bom patamar de desenvolvimento, mas falta muita coisa. Nivelar esse desenvolvimento é o primeiro passo para o próximo governo.

Pergunta: Tem gente dizendo que você não pode ser candidato.
Acir: Eu posso e sou pré-candidato porque a minha situação política é legal. Tenho, desde sempre, um grande respeito pelo dinheiro público. Como empresário, já participei de empréstimos e financiamentos através de bancos públicos e todos os contratos foram cumpridos, sem nenhum tipo de problema. É como eu disse: o rondoniense que quer um estado comprometido com o desenvolvimento para todos, vai ter o meu nome e o número 12 para apertar lá na urna eletrônica em outubro deste ano. É a minha palavra que eu coloco aqui como garantia. Rondônia é um estado pequeno, onde muita gente nos conhece, e nós – eu e minha família – conhecemos muita gente. E todo mundo sabe que quando eu digo que vou fazer alguma coisa, eu vou lá e faço.

Pergunta: Muito obrigado pelas respostas, senador. Quer falar algo mais?
Acir: Quero sim. Quero agradecer a oportunidade e dizer que o rondoniense tem que assumir seu compromisso de desenvolvimento do Estado, na nossa Rondônia. Tenho feito isso no Senado. Em nove anos, eu relatei mais de 312 projetos de lei, apresentei 176 requerimentos de ações importantes para o Estado e realizei mais de 45 audiências públicas para tratar dos assuntos da gente, do nosso povo. Além disso, trabalhei duro na reforma do Código do Processo Civil, do Código Florestal e no Orçamento Geral da União, e trouxe muitos recursos para obras e ações em todos os cantos do Estado. Foram mais de R$ 700 milhões para obras nos 52 municípios de Rondônia. Já fiz tudo isso, e vou fazer ainda mais no governo do Estado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*