Abertura dos Jogos Escolares Municipais será na sexta

Está tudo pronto para o inicio dos Jogos Escolares Municipais (JEM’s). A abertura oficial está confirmada para sexta-feira, dia 18, às 19h30, no Gerivaldão com o desfile de todas as escolas participantes. A competição corresponde a primeira fase dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER) que é realizado a nível estadual.

Em ji-Paraná, os jogos serão disputados em 17 modalidades nos naipes feminino e masculino, categorias infantil e juvenil por alunos alunos/atletas de 32 escolas municipais, estaduais e particulares. Este ano aproximadamente 2 mil estudantes participarão dos jogos. A organização está à cargo da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Semetur), e já foi constatado o aumento no número de atletas.

As modalidades coletivas como futsal, handebol e voleibol terão mais participantes, assim como o atletismo que registrou um aumento de 40% no número de inscritos se comparados com o ano passado.

“O aumento de alunos/atletas pode se justificar com a implantação das Escolinhas de Iniciação Esportiva”, avaliou Seloi Toti. O trabalho realizado pelos professores e instrutores da Semetur tem levado muitos alunos a trabalhar em alguma atividade esportiva no contra-turno escolar.

“Muitos destes alunos estarão representando duas escolas em diversas modalidades”, disse Seloi, comemorando os resultados. Os jogos serão disputados nos Ginásios Gerivaldo José de Souza, Adão Lamota, Monte Castelo e quadra do IFRO, além do Estádio Biancão, Biblioteca Municipal e piscina do Esporte Clube Vera Cruz.

A partir desta quarta-feira segundo tabela e acordado no Congresso Técnico os alunos/atletas de futsal entram em quadra, iniciando a disputa por vagas na fase regional do JOER.

Estão inscritas no JEM’s as escolas 31 de Março, Adventista, Aluízio Ferreira, Alejandro Yague Mayor, Colégio Educar, Cedusp, Colégio Tiradentes, Cora Coralina, Coronel Jorge Teixeira, Edilce dos Santos, Família Agrícola, Gonçalves Dias, IFRO, Irineu Dresch, Itarap Yamoratxi, Jardim dos Migrantes, JK, Jovem Gonçalves Vilela, Júlio Guerra, Lauro Benno, Marcos Bispo, Instituto Marechal Rondon, Nova Brasília, Paulo Freire, Carmem Rocha, José Francisco, Rio Urupá, Tupã e Ulisses Matosinho.

A novidade para este ano será a modalidade de Luta Olímpica. A cada ano vem sendo acrescentando uma nova modalidade aos jogos, a exemplo do ano passado com o badminton. O Jem’s terá jogos em handebol, futebol de campo, futsal, voleibol, basquete, vôlei de areia, xadrez, taekwondo, judô, karatê, ginástica rítmica, atletismo, badminton, ciclismo, natação, tênis de mesa e luta olímpica. Seloi Toti acrescentou que o JEM’s será finalizado no dia 30 de maio culminando com o Dia do Desafio. “Vamos envolver todas as escolas, e suas torcidas para unir forças contra o sedentarismo”, argumentou Seloi.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*