Primeira cirurgia do coração no interior de Rondônia é um sucesso

Roberto Gutierrez – A primeira cirurgia de coração realizada no interior de Rondônia aconteceu hoje em Ji-Paraná, durou cinco horas e meia, a paciente saiu da sala conversando, recebeu visita da família e poderá voltar às atividades normais dentro de 60 dias. A informação foi prestada em primeira-mão à Folha de Rondônia News pelo cirurgião cardíaco Francisco Siosney, um dos responsáveis pelo sucesso desse procedimento. 

A cirurgia teve início às 7 horas de hoje (06/07) no Hospital Cândido Rondon (HCR). A personagem desse acontecimento histórico para a medicina do interior de Rondônia é a paciente Lucimara de Oliveira, de 34 anos de idade – uma agricultora de Nova Brasilândia do Oeste/RO. Ela recebeu uma nova válvula mitral: uma das quatros válvulas do coração responsáveis pelo bom funcionamento.   

A equipe médica contou com os cirurgiões cardíacos doutores Francisco Siosney e Daniel Trompieri. O anestesista foi o doutor Thiago Serra; o perfusionista foi a biomédica Michelle Moreira e, a instrumentadora, a enfermeira Laura Cristina. Daniel Trompieri é de Fortaleza/CE. 

 

No momento em que a bomba extracorpórea começou a funcionar, o coração da paciente ficou parado por pelo menos uma hora e meia para que fosse trocada a válvula mitral. 

Ainda, segundo cirurgião cardíaco Francisco Siosney,  a paciente reagiu muito bem; saiu da sala respirando sem ajuda de aparelhos e conversando. O pós-operatório de Lucimara será dois dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); a partir daí, ela ficará quatro dias em um apartamento do hospital para depois receber alta. Em dois meses a agricultora de Nova Brasilândia do Oeste poderá voltar aos afazeres de uma vida normal. 

Um fato que chama a atenção é que nem a equipe médica, nem os fornecedores de materiais e o próprio hospital HCR não cobraram nada pelo procedimento que custaria pelo menos R$ 80 mil. 

Além da equipe médica que realizou a cirurgia, pelo menos 13 profissionais acompanharam entre médicos e enfermeiros permaneceram na sala de operação.

https://folhaderondonianews.com/news/primeira-cirurgia-do-coracao-no-interior-de-rondonia-e-nesta-sexta-feira-em-ji-parana/

https://folhaderondonianews.com/news/implantado-primeiro-marca-passo-definitivo-no-interior-de-rondonia/

https://folhaderondonianews.com/news/incor-de-ji-parana-inova-mais-uma-vez-com-aparelhos-para-tratamento-do-infarto-do-miocardio/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*