Fosfato é essencial para produção de pães, refrigerantes, chás, carnes processadas e laticínios

Fósforo é um elemento químico, de origem mineral, encontrado em rochas ígneas ou sedimentares. É essencial para a nutrição animal e vegetal e responsável por inúmeras funções para os seres vivos, como: formação molecular, armazenamento e transporte de energia, e formação de massa muscular.

Segundo Leonardo Brandão, gerente de Operações da Copebras Catalão, empresa da CMOC International Brasil e uma das principais fornecedoras do produto do país, os fosfatos, compostos químicos com presença de fósforo, têm uma série de usos no dia a dia e são essenciais na produção de fertilizantes, responsáveis por 50% da produção de alimentos em todo o planeta. “Os minerais fosfatados são extraídos, concentrados e utilizados em processos industriais que os deixam solúveis para a adequada absorção pelas plantas. Sem tratamento, o fosfato, apenas pulverizado, é normalmente utilizado em cultivo orgânico. No entanto, sua eficiência é muito menor”, explica.

O composto é fundamental para a nutrição animal, por meio do fosfato bicálcico (DCP), também produzido pela Copebras. Com o DCP, os animais têm uma alimentação de alta qualidade, garantindo melhores resultados de ganho de peso, desenvolvimento, reprodução e desempenho produtivo.

Na indústria, o fosfato é utilizando também na forma de ácido fosfórico em produtos de limpeza, removedores de ferrugem e em alimentos e bebidas variados, como pães, refrigerantes, chás, carnes processadas e laticínios, como agente acidulante. Alguns compostos com fósforo também são encontrados na fabricação de fogos de artifício.

Alta produção

Em 2017, a CMOC Brasil registrou ótimos resultados na produção de ácido fosfórico, fosfato bicálcico (DCP), granulação e acidulação em sua operação de fosfatos. No total, a empresa alcançou 1,15 milhões de toneladas de fosfatos fertilizantes, 305 mil toneladas de ácido fosfórico e 179 mil toneladas de fosfato bicálcico (DCP). Estes produtos foram enviados a empresas parceiras da CMOC e utilizados em diversos setores como agricultura, pecuária e indústria alimentícia. A companhia ainda foi reconhecida como Empresa do Ano no Setor Mineral, na categoria Minerais Industriais/Fertilizantes, em prêmio da Revista Brasil Mineral, no primeiro semestre de 2018.

Sobre a CMOC

A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. No Brasil, gera mais de 3 mil empregos diretos, em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC Brasil e as operações.

Edição: Roberto Gutierrez

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*