Frota do mototáxi tem agora 7 anos para renovar

O Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), sancionou na manhã de hoje (06), a Lei Municipal nº 3232/2019, de Autoria do Poder Legislativo, ampliando o prazo para renovação da frota das motocicletas que são utilizadas no serviço de transporte de passageiros, modalidade mototaxi, passando de cinco para sete anos.

A nova legislação beneficia diretamente 196 profissionais que prestam o serviço na cidade. A categoria reclamava que o prazo era curto, pois as motocicletas geralmente são financiadas em no máximo cinco anos, e por tanto, quando os profissionais acabavam de quitar o financiamento já havia a obrigatoriedade de substituição do veículo por um novo.

O presidente da Cooperativa de Mototaxistas de Ji-Paraná, Osvaldo Eduardo Pedrete, agradeceu o empenho dos vereadores e do prefeito Marcito Pinto, que entenderam a importância desta concessão de prazo maior para a categoria.

“Todos os trabalhadores lutaram muito para acrescentar para mais dois anos a vida útil das motos utilizadas no transporte da população. Sabemos que isso dará um fôlego para terminar de pagar o financiamento da moto e mais prazo para nos  organizarmos para iniciar a compra de outra”, ressaltou.

O Prefeito Marcito Pinto lembrou que a elaboração e aprovação da Lei levou em consideração uma avaliação técnica junto a Autarquia Municipal de Trânsito obtendo garantias de que a alteração não irá afetar a segurança dos passageiros, pois a cada 6 meses, a AMT faz vistorias exigidas para manter a frota em bom estado de conservação.

Já os vereadores Joaquim Teixeira e Lorenil Gomes, autores da Lei nº 3232/2019, explicaram que são as vistorias que irão definir se o veículo tem condições ou não de serem usados. Não é o tempo de fabricação da moto que define o uso dela. “Existe no município uma série de normas e até um conselho administrativo e de fiscalização que colabora nesse processo de vistoria, de forma que essa alteração não irá interir nas questões de segurança”, reiterou Joaquim.

Participaram da solenidade o prefeito Marcito Pinto, os vereadores Joaquim Teixeira, Lorenil Gomes, Marcelo Lemos, Obadias Ferreira, o presidente da AMT Alex Marcos, e os representantes dos Mototaxistas, Osvaldo Eduardo Pedrete e Geneci Teodoro Cirilo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*