Sustentabilidade é tema de debate em Ji-Paraná

Para fomentar o debate sobre o meio ambiente, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), realizou nesta quarta-feira (5), uma Mesa Redonda sobre Sustentabilidade.

Participaram do evento o prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), a diretora do IFRO, Letícia Pivetta, a secretária municipal de meio Ambiente, Kátia Casula e os vereadores Obadias (DEM), Ida Fernandes (PV), Cláudia de Jesus (PT) e Nim Barroso (PRB).

A Mesa Redonda faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e da Semana Acadêmica do IFRO. O evento reuniu 13 projetos sobre resíduos sólidos, arborização e ações sustentáveis.

“Este evento é muito importante para definir ações para o futuro e como devemos nos comportar para ter um meio ambiente melhor para se viver. Por isso estamos motivando a população a participar desta Semana do Meio Ambiente em Ji-Paraná”, disse o prefeito Marcito Pinto.

Um dos projetos apresentados foi o Reciclajipa/Coocamarji, uma iniciativa da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná, com apoio da Semeia e Unimed.

“A meta é reduzir em 104 mil toneladas o montante de resíduos enviados ao lixão ou aterro municipal no período de quatro anos. Atualmente apenas 3% dos resíduos sólidos são reciclados, enquanto poderia ser de 40%”, explicou coordenador do projeto, Vilton Sanchotene.

A Semana do Meio Ambiente segue com várias atividades que iniciaram no último fim de semana e devem encerrar no próximo domingo (9).

A programação conta com passeios guiados no Parque Ecológico, onde a equipe da Semeia orientará os visitantes a observar os animais e as plantas nativas daquela Unidade de Conservação Municipal.

“No próximo sábado (8) a equipe da Semeia estará lá esperando a população em dois momentos, as 16 e às 17h. Façam seus grupos, levem suas famílias. Vocês se surpreenderão com o que verão e vão amar mais ainda nossa cidade. Só se protege aquilo que a gente conhece, então convidamos a população para visitar o parque”, convidou a secretária Kátia Casula.

 

Para finalizar, no domingo terá uma pedalada com saída às 7h da praça dos migrantes até o Parque Ecológico. No domingo, a partir das 15h, na Praça do Teatro Dominguinhos, acontecerá o Caldeirão Cultural, organizado pela Fundação Cultural.

“Lembrando que a Semeia atua durante todo o ano com palestras, campanhas educacionais, visitas guiadas, produção de mudas, plantios, em todos os ambientes. Afinal de contas, todos os dias do ano é dia de cuidar do nosso meio ambiente”, finalizou a secretária da Semeia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*