AÇÃO DE PRESERVAÇÃO EM PROL DE ÁREA VERDE IRÁ BENEFICIAR QUATRO BAIRROS DE JI-PARANÁ

Em Ji-Paraná, uma área verde de cerca de dois hectares, localizada nas proximidades dos bairros Parque Amazonas, residencial Açaí, Novo Horizonte e São Bernardo, que estava sofrendo danos com poluição e  desmatamento, recebeu atenção especial no último final de semana. A área recebeu limpeza com a retirada de lixo e plantio de 60 árvores frutíferas. Nos próximos dias, o local receberá a identificação das árvores nativas e frutíferas, bancos, mesas, trilhas e será transformado em uma área de lazer voltada ao convívio social dos moradores.

O Projeto Plantando Árvores e Colhendo Histórias surgiu de crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Adélia Francisca Santana, mantida pela Prefeitura Municipal e, agora saiu do papel com a parceria firmada com o Sistema Credisis, por meio do movimento Agrega, e com a adesão de diversos voluntários, acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), estudantes do Curso de Bombeiros Civil, moradores da localidade e das equipes técnicas das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social e Obras e Serviços Públicos.

Conforme adiantou a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula, a intenção é que a área fique pronta até o próximo dia 21 de setembro, quando se comemora o dia mundial da árvore. Até lá outras ações serão realizadas visando a recuperação e estruturação do local.  “Iremos realizar outras intervenções nesta área que é de preservação  permanente, inclusive no dia da árvore, realizaremos um trabalho de conscientização junto aos moradores desta região, pois é importante que a própria sociedade passe a contribuir e a zelar mantendo este local preservado”, comentou.

A iniciativa das crianças da Casa de Acolhimento inspirou pessoas e instituições, como também o Sistema CrediSIS. O sistema cooperativo vai apoiar o evento, patrocinando a confecção de placas de identificação de árvores, bancos e lixeiras. Primando pelo 7º princípio do cooperativismo, de Interesse pela Comunidade, o CrediSIS tem a missão de envolver cooperados e colaboradores em prol do desenvolvimento da região.

“Só temos a agradecer a todos os envolvidos por nos darem a oportunidade de apoiar um projeto tão bonito quanto este. A gente percebe que para fazer a diferença, basta apenas começar. Esta mobilização nasceu no coração das crianças, que insistiram neste desejo e, hoje, estamos aqui, dezenas de pessoas de várias instituições diferentes mobilizadas por uma causa muito nobre”, salientou a colaboradora do CrediSIS, a analista de Comunicação e Marketing, Pâmela Fernandes.

A ação do Plantando Árvores e Colhendo Histórias, explicou a Secretária de Assistência Social, Sonia Reigota, tem como objetivo proporcionar educação ambiental às crianças e adolescentes acolhidas pela Instituição Adélia Francisca, criação de uma área de convívio para os acolhidos com trilha ecológica para passeios guiados e com acesso a árvores frutíferas que serão cuidadas pelas próprias crianças.

Para o prefeito Marcito Pinto que esteve no local acompanhando as equipes da prefeitura, a ação desperta a importância de a sociedade participar de forma mais ativa na preservação do meio ambiente. Para Marcito, o Poder Público tem seu papel de oferecer condições e de fiscalizar, mas esta atribuição estatal não substitui o dever da sociedade de contribuir e de cuidar de um bem que é todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*