Defesa Civil de Ji-Paraná recebe capacitação

A coordenação da Defesa Civil de Ji-Paraná participou em Porto Velho de uma capacitação e de palestra com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.  Ações sobre prevenção, preparação para resposta e recuperação estiveram entre os temas debatidos. A iniciativa tem por objetivo evitar os desastres e, nas ocorrências, minimizar os efeitos, restabelecendo a normalidade social e preservando todos os aspectos morais  da população.

O  evento, que contou também com a presença de bombeiros militares,  proporcionou a troca de experiência com foco na integração das forças atuantes, já que a Defesa Civil reúne órgãos federais, estaduais e municipais e sociedade civil. Sendo importante que as ações sejam coordenadas, havendo o envolvimento de todos os órgãos, onde cada um atue de forma eficaz com sua vocação institucional, deixando de ser um órgão específico, tornando um sistema.

Conforme explicou, Meire Zanettin, coordenadora da Defesa Civil em Ji-Paraná, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, está visitando todos os Estados da Federação apresentando aos coordenadores uma atualização de conceitos, Trazendo conhecimentos e novas informações para melhorar a atuação em momentos de cheias, queimadas, bem como desastres de qualquer natureza.

Entre os pontos abordados em sua palestra, o secretário valorizou um novo olhar para a Defesa Civil, com o entendimento de cooperação de todos, visando uma efetiva atuação em qualquer situação adversa, seja natural ou provocado pelo homem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*