Projeto Educação para o Futuro ensina crianças a empreender

Escolas da Rede Municipal de Ensino que ofertam o Ensino Fundamental receberam na manhã de hoje, 30 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação – Semed, as apostilas do Projeto Educação para o Futuro, uma iniciativa da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). O Projeto nasceu da ideia de professoras da Escola JandineiCella, que pesquisaram, baixaram pela Internet, imprimiram e distribuíram aos alunos do 5º ano como reforço didático, promovendo um salto na qualidade da aprendizagem deles, o que resultou na melhor nota de Rondônia entre as escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017.

As professoras Vanessa Nogueira Machado, Silvani Vilela Machado e Gicelma Pereira Dias Tavares levaram os resultados do trabalho com as apostilas à professora Camila Luana Castro Lima Pereira, que se encarregou de fazer o contato com o Sebrae Rondônia. A direção do Sebrae não só “comprou” a ideia das professoras da escola de Ji-Paraná como buscou a parceria com o Sicoob e a prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, responsáveis pela produção das apostilas disponibilizadas na Internet. O Sebrae e o Siccob enriqueceram as apostilas, que tinham apenas conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos sobre Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação Cooperativa.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira (foto), inicialmente estão sendo distribuídas 25 mil apostilas do Projeto Educação para o Futuro em Todo o Estado.

Ao agradecer o apoio financeiro dos parceiros na confecção do material didático do Projeto Educação para o Futuro e como ele teve início, Daniel Pereira argumentou que, “na vida não precisa ficar tentando inventar as coisas. Descobre quem faz bem feito e copia. Tem coisa que demora 20 anos para se fazer…nós não temos mais 20 anos para ficar esperando…esse projeto começou com as professoras Vanessa e Silvani em Ji-Paraná e nós vimos nele um excelente trabalho e resolvemos multiplicar para todos os municípios de Rondônia”.

Já Silvani, uma das professoras que participaram do “projeto” inicial na JandineiCella, falando por todos os professores e a direção da escola, participou que “…é emocionante ter nosso trabalho reconhecido e multiplicado para todo o Estado. Isso é o conhecimento e ele deve, sim, ser multiplicado. Me sinto muito feliz e muito grata e que continuem valorizando esse profissional que é o professor, que todos os dias está dentro da sala de aula, com seu trabalho árduo, dando base para sonhos. É preciso lembrar que não adianta ter um bom presidente, um bom governador, um bom prefeito, secretário…se aquele que está em sala de aula não for bom, não for esforçado, dedicado…”.

Perder a essência jamais

No mesmo sentido da fala da professora Silvani, a secretária municipal de Educação, Edilaine Alves da Silva Nogueira destacou que “lá no chão da escola, no ambiente da sala de aula, o professor, a professora é o rei, a rainha. Preparar um material de qualidade, com tudo que o aluno precisa, se não tiver um profissional habilitado, preparado, disposto a desenvolver este trabalho nada acontece”.

“É maravilhoso nós termos essa disputa, essa corrida pelo nosso IDEB como foi citado aqui hoje, mas nós não podemos perder a essência dessa corrida, que é a qualidade do ensino, que tipo de cidadão nós queremos formar”, finalizou a secretária.

Estavam presentes na cerimônia de entrega das apostilas do Projeto Educação para o Futuro, além da secretária de Educação, Edilaine Nogueira, representando o prefeito Marcito Pinto (PDT) e o diretor do Sebrae, Daniel Pereira, o diretor operacional do Sicoob Edgar Kaiser e o vereador Obadias Ferreira (DEM), representando a Presidência da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*