Prefeitura faz campanha de Prevenção ao Suicídio

O mês de setembro é considerado pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Nacional de Psiquiatria, o período de campanha de prevenção ao suicídio em todo o Brasil. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social (Semusa, Semed e Semas), está realizando várias atividades, com o objetivo de alertar a população sobre o aumento dos índices de suicídio e tentativas.

A Semas já iniciou uma série de palestras em parceria com o Juizado da Infância do Tribunal de Justiça de Rondônia. “Nós temos ainda o apoio da Câmara de Vereadores, Coordenadoria Estadual de Ensino, Movimento de Voluntários pela Vida de Ji-Paraná, do médico psiquiatra Humberto Muller e ator e escritor Roberto Carlos”, acrescentou a assistente social da Semas, Lidiane Tanazildo.

O psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Guilherme Sansaloni, irá realizar na próxima semana palestras no Senac, Câmara de Dirigentes Lojistas, São Lucas e Escola Estadual José Francisco.  A ação terá o apoio do Movimento Social Pela Vida.

A secretaria municipal de Saúde está organizando um Pit Stop com distribuição de panfletos com orientações sobre a prevenção ao suicídio. Está marcado para a próxima segunda-feira (9), a partir das 7h30, na Avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros.

Na terça-feira (10) a Semusa realizará também palestras com os professores e coordenadores na Coordenadoria Estadual de Ensino (CRE), a partir das 8 horas. O tema será Prevenção ao suicídio no ambiente escolar, com o médico Wendell Jânio de Oliveira. O médico também abordará este tema na quarta-feira (11), no mesmo local e horário. O público será enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A semana seguirá com ações no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltadas para o Setembro Amarelo. “A cor escolhida para o mês é o amarelo, pois é a cor da vida, da luz e da solidariedade e empatia a dor do outro”, lembrou a coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes.

Além das campanhas, a Prefeitura oferece atendimento para pessoas que apresentam indícios de suicídio. Cerca de 800 pessoas de Ji-Paraná e outros 14 municípios da Região Central de Rondônia, são atendidas todos os meses no Centro de Atenção Psicossocial. Cerca de 10% desse número são de pessoas que já pensaram ou tentaram suicídio. O Centro oferece atendimento imediato com os profissionais para estes pacientes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*