Conab deve fechar quase 30% de seus armazéns

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve fechar 27 de seus 92 armazéns. A redução de 29% faz parte do projeto de modernização e revitalização da empresa, que começou em 2016 e será operacionalizado agora. A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate o assunto nesta terça, 10, em audiência pública.

O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Bruno Scalon Cordeiro, afirma que a entidade seguiu critérios técnicos para identificar os armazéns que serão fechados. Segundo ele, o objetivo é concentrar a aplicação de recursos em regiões de maior necessidade. “Servidores e colaboradores serão realocados, não perderão os empregos”, garantiu.

A baixa capacidade de investimento do governo federal é um dos principais motivos por trás da decisão, conta o superintendente de Armazenagem, Stelito Assis dos Reis Neto. De acordo com ele, o orçamento foi reduzido desde 2012, restando menos de R$ 5 milhões por ano para manter e operacionalizar os 92 armazéns.

Reis Neto afirma que a intenção da companhia é utilizar parcerias em regiões com concentração de unidades privadas e focar a aplicação de recursos em locais desassistidos por essa iniciativa, como as regiões Norte e Nordeste.

Dos 65 que serão mantidos, 74% são exclusivos para programas sociais de abastecimento, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e vendas em balcão. Os outros 26% serão utilizados para políticas de suporte e equilíbrio financeiro, como Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) e armazenagem de café.

https://folhaderondonianews.com/news/wp-content/uploads/2019/09/expojipa-40-anos.jpg
 

https://folhaderondonianews.com/news/wp-content/uploads/2019/08/novo-carvalho-salao-e-barbearia-divulgar.jpg

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*