Trânsito Legal e parceiros encerram o ano com premiação aos vencedores de concurso de redação e desenho

Hoje, 25 de setembro, no Dia Nacional do Trânsito, a boneca fantoche Lilica foi a apresentadora e mestre de cerimônias do encerramento do Projeto Trânsito Legal, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na ocasião, nove alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino receberam bicicletas como prêmio do Concurso de Redação e Desenho “Respeitar o Trânsito é Respeitar a Vida” entregues pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). O trânsito Legal é uma realização da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semed, e teve este ano como parceiros, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), o Detran/RO e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Projeto Trânsito Legal foi lançado em 2017 com a finalidade de promover a conscientização dos pais motoristas, formar futuros motoristas e fomentar a prevenção de acidentes no trânsito de Ji-Paraná. Inicialmente apenas seis escolas da área rural foram contempladas pelo Trânsito Legal. Em 2018, o Trânsito Legal foi estendido para mais 17 escolas municipais de Ensino Fundamental da área urbana, com a participação de aproximadamente 5,3 mil alunos.

O Projeto Trânsito Legal conta com uma coleção de livros didáticos e material audiovisual – vídeos institucionais -, que são disponibilizados aos alunos participantes. Ao final do período de aprendizagem, os alunos participantes do Trânsito Legal recebem uma carteirinha de Agente Mirim de Trânsito, constando o nível/série em que se encontra, que serve como incentivo para que os pais possam participar ativamente do Projeto.

O Projeto Trânsito Legal este ano teve a parceria do Detran/RO, que desenvolve um projeto de trânsito nas escolas em todo o Estado, e da PRF com o Projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito – Fetran.

Os alunos vencedores do Concurso de Redação e Desenho foram: no 1º ano, a aluna Emanuelly Pereira Tavares (da Escola Celso Augusto Rocco); no 2º ano, Nicolas Braga Souza (Almir Zandonadi); no 3º ano, Tamires Barros Laiola (Moisés Umbelino Gomes); no 4º ano, Monique Paola dos Santos Freitas (Menino Jesus); no 5º ano, Pamela Olinda Nascimento (Menino Jesus); no 6º ano, Isabelly Soares dos Santos (Ulisses Matosinho); no 7º ano, Célio Roberto lima Júnior (Irineu Antônio Dresh); no 8º ano, Milene Silveira krunguel (Antônio Prado); e no 9º ano, João Manoel Gomes Pereira (Irineu Antônio Dresh).

“Só temos a agradecer aos nossos parceiros da AMT, do Detran e da PRF que foram muito bem recebidos nas escolas, nossos diretores que têm abraçado nossos projetos e aos nossos professores. Este projeto de educação para o trânsito não é um projeto barato, mas não é um desperdício de recursos, e sim, um investimento cujo retorno são vidas que serão poupadas no futuro. O próprio Concurso de Redação e Desenho proposto trata do respeito à vida, respeitar o trânsito é respeitar a vida”, lembrou a secretária de Educação do Município, Edilaine Alves da Silva Nogueira, na oportunidade representando o prefeito Marcito Pinto (PDT).

Estiveram presentes também ao evento, representando o Detran/RO e a PRF, respectivamente, Marta Rosa dos Santos, chefe da Divisão de Educação do Trânsito de Ji-Paraná, e a inspetora Brôndolo, chefe da 2ª Delegacia da PRF-ji-Paraná, além da coordenadora do Trânsito Legal, Guilhermina Heringer.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*