O Setembro Amarelo serviu não apenas para alertar sobre a depressão e suicídio, mas, para a cobrança de mais estrutura para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Ji-Paraná. Nesta semana, o vereador Edivaldo Gomes (PSB) enviou ofício ao prefeito Marcito Pinto (PDT) cobrando a contratação de mais psicólogos para o centro. A unidade conta com um profissional para atender a quase 13 mil pessoas.
Conforme o vereador, a medicina é taxativa em afirmar que a recuperação de um paciente com transtornos mentais exige o acompanhamento psiquiátrico e psicólogo. “É humanamente impossível um profissional apenas atender a 13 mil pessoas”, enfatizou o vereador.
Edivaldo Gomes finaliza o mês de setembro com cerca de 20 palestras feitas por ele, especialmente, em escolas. O material foi preparado após um documentário sobre o assunto, que exigiu muita pesquisa. Apresentada de maneira dinâmica, a iniciativa envolve o público. “Em quase todas elas tínhamos pessoas se declarando com depressão e pedindo ajuda”, foi gratificante.
As orientações pedagógicas das escolas passaram a recomendar o material.
“Esse trabalho continua agora em Outubro, pois muitas escolas estão solicitando. É bom conseguir contribuir sobre um assunto tão delicado”. Finalizou o vereador.
Faça um comentário