Governo precisa apoiar trabalhadores e estudantes brasileiros na Bolívia, diz Gurgacz

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu nesta sexta-feira (1º) em Plenário que o governo busque uma solução para o caso de trabalhadores e estudantes brasileiros na Bolívia, país vizinho que passa por um momento de instabilidade política depois do primeiro turno da eleição presidencial.

Segundo ele, o impasse nasceu depois que a oposição a Evo Morales, eleito para um quarto mandato, questionou o resultado do pleito. Por causa disso, a Bolívia sofre com greves, manifestações e fechamento de avenidas e estradas e até da fronteira.

Assustados com essa situação, os brasileiros solicitam ajuda para deixar a Bolívia e retornar ao Brasil, disse o senador. Ele relatou ainda que os estudantes querem poder concluir o semestre por meio de atividades pela internet, até que a situação se normalize no país vizinho.

— São quase 3 mil estudantes rondonienses, dentre os mais de 6 mil que cursam medicina e outros cursos na Bolívia. Alguns até já deixaram o país vizinho. Muitos estão fazendo contato com suas famílias, relatando o clima de insegurança que estão vivendo, temendo a intensificação da violência entre partidários e opositores do governo — disse.

Fonte: Agência Senado

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*