Sábado tem ‘Força-Tarefa’ para exame da próstata

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS),  atividades para incentivar os homens a cuidar da saúde. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, que este ano tem como tema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”.

Para ampliar o acesso aos serviços, as UBS abrirão as portas neste sábado (9), das 7h30 às 13h30. O dia “D” para a saúde do homem oferecerá atendimento médico, exames de toque (se for necessário), pedidos de exames de PSA (que identifica alteração na próstata), glicemia capilar, aferição da pressão arterial, palestras educativas e o teste rápido para identificar HIV, Hepatite B e C e sífilis.

A coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes, lembra que todos os anos os homens têm aderido à campanha, mas é necessário que este cuidado se estenda para todos os meses do ano.

“A prevenção é fundamental. O objetivo do Novembro Azul não é apenas a prevenção do câncer de próstata, mas das doenças cardíacas e infecções sexualmente transmissíveis, que tem aumentado ultimamente”, ressaltou Tatiana.

Segundo dados da Semusa, as doenças mais comuns diagnosticadas nos homens atendidos durante a campanha são hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares. “É importante que os homens façam exames preventivos, pois muitas vezes elas não dão sinais e quando eles descobrem a situação já está mais complicada”, afirmou Tatiana Mendes.

A Campanha Novembro Azul continua na próxima semana. As Unidades Básicas de Saúde vão priorizar o atendimento voltado ao Novembro Azul. Os homens serão atendidos sem agendamento. O horário de atendimento nas unidades é das 7h30 às 17h30.

O diretor da Atenção Básica do município, Bruno César, ressalta que o atendimento oferecido aos homens é feito durante todo o ano, mas durante o mês de novembro uma série de atividades é feita para despertar nos homens o interesse em cuidar da saúde.

“A intenção é que os homens mudem aquela ideia de só procurar o médico quando está doente. Os exames de rotina são fundamentais para prevenir doenças. Mas é também importante que façamos a nossa parte como praticar atividade física, não fumar, não consumir excessivamente bebida alcoólica e ter uma alimentação saudável”, finalizou Bruno César.

 

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*