Fux dá sinal verde Deltan ser julgado no CNMP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, cassou nesta quarta-feira uma liminar que impedia o julgamento do procurador da República Deltan Dallagnol pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A decisão de Fux atende a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Deltan é o coordenador da Força-Tarefa da Operação Lava-Jato no Paraná. Em agosto, uma decisão da Justiça Federal suspendeu o julgamento de um processo administrativo disciplinar contra ele.

O processo foi instaurado depois que Deltan deu uma entrevista à rádio CBN afirmando que algumas decisões do Supremo passavam uma mensagem de “leniência’ a favor da corrupção.

Na ocasião, Deltan criticou a decisão do STF de transferir para a Justiça Federal do Distrito Federal os depoimentos de delatores da Odebrecht referentes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos ex-ministro Guido Mantega.

– Os três membros de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim…que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção – disse Deltan.

Em sua decisão, Fux disse que o processo deve ser julgado até o seu final e determinou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o assunto.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*