Moro é informado de troca na cúpula da PF e pede demissão

Informação extra-oficial revela que Sérgio Moro pediu demissão, mas Bolsonaro tenta reverter a situação.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, foi informado nesta quinta-feira, 23, que o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, deverá ser substituído. Procurados por VEJA, Moro e Valeixo não quiseram comentar o assunto.

Até o momento, o diretor-geral da PF não foi avisado oficialmente sobre a sua saída. A única sinalização que recebeu foi que a de que o presidente Jair Bolsonaro comunicou que ele deverá ser trocado e aguardar mais informações sobre como proceder. A nova ofensiva pela saída do Valeixo do posto máximo da PF coincide com o momento em que há uma aproximação do presidente com alguns políticos do centrão, alvos de investigações dentro da Polícia Federal.

Desde o início deste ano, Valeixo vem conversando com Moro sobre a sua saída. A avaliação feita pelo diretor-geral da PF é que a sua relação com o presidente Jair Bolsonaro está desgastada. Nos últimos meses, delegados têm sido sondados pelo Palácio do Planalto para o comando da instituição. As informações sobre cada sondagem feita pela equipe de Bolsonaro, no entanto, chegavam a Valeixo, o que ampliava seu desconforto no cargo.

Esta não é a primeira vez que integrantes do governo se articulam para mudar a cúpula da PF. No ano passado, houve um um movimento de Bolsonaro para enfraquecer Moro, considerado mais popular que o próprio chefe, o ministro da Justiça identificou grupos dentro da própria PF como responsáveis por tentar desgastá-lo junto ao Palácio do Planalto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*