Polícia Técnico-Científica disponibiliza equipamento para ajudar no diagnóstico da Covid-19 em Rondônia

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), através do Instituto de DNA Criminal, colocou à disposição do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) equipamento de biologia molecular utilizado em exames de DNA, mas que também poderá ser útil no diagnóstico da Covid-19.

Atualmente, estão sendo realizados dois testes para identificação do vírus: o teste rápido e o de RT-PCR. O rápidos não identifica o vírus, mas sim, os anticorpos (IgM e IgG), que só são produzidos pelo organismo dias após a contaminação. Já o RT-PCR, embora seja mais trabalhoso, é o teste considerado padrão ouro, que aponta se há infecção em tempo real, sendo capaz de identificar o material genético do novo coronavírus.
“O Lacen está realizando um excelente trabalho, mas caso seja necessário ampliar a capacidade de processamento das amostras coletadas de pacientes suspeitos a Polícia Técnico-Científica está pronta para ajudar no que for possível”, afirmou o diretor da Politec, Domingos Sávio.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*