Rede de lojas denuncia fraudes com cartões dos Bolsonaros

Rede de lojas denuncia fraudes com cartões dos Bolsonaros

Falabella, uma das maiores empresas no setor de varejo do Chile, detectou compras ilegais; Promotoria abriu investigação.

A rede de lojas Falabella, gigante do setor de varejo no Chile, denunciou 26 pessoas por utilizar cartões de crédito do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos para compras ilegais. Um inquérito sobre o caso foi aberto em uma Promotoria da zona metropolitana de Santiago para investigar o crime de fraude em cartões de crédito.

Segundo a denúncia, funcionários da Falabella teriam utilizado dados de cartões de crédito para fazer compras ilegais no próprio site da empresa. As fraudes tiveram início a partir do dia 1º de junho, segundo a Promotoria.

“Os denunciados seriam empregados ou membros de marcas vinculadas à Fabella”, informou a Promotoria Central Norte ao Estadão. “Abrimos uma investigação pelo delito de uso fraudulento de cartão de crédito contra 26 pessoas imputadas por utilizar os cartões bancários do presidente Bolsonaro e seus filhos.”

Após um pedido do promotor responsável pelo caso, Jaime Retamal, o caso também será investigado em um departamento especializado em cibercrimes da polícia chilena. Segundo a imprensa chilena, as fraudes utilizaram os dados bancários do vereador Carlos Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro, além do próprio presidente. Os três foram alvo de vazamentos de informações do grupo Anonymous, que divulgou em redes sociais números de telefone, endereços e documentos de identidade da família.

A empresa teria detectado 27 mil ordens de compra suspeitas em seu site. Nas lojas de departamento da Falabella são vendidos desde computadores e smartphones até peças de roupa, eletrodomésticos e itens de decoração.

No Chile, as penas para o crime de fraude em cartão de crédito vão de 541 dias até cinco anos de prisão, além de multas que chegam ao triplo do valor fraudado. A lei que define as punições para este tipo de fraude no país acabam de ser alteradas, com aumento do tempo de pena.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*